

Foto: Anthony Cervinski / ASCOM FCC
O segundo dia de programação do 3º Encontro Estadual de Patrimônio Cultural, evento que a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) promove até esta sexta-feira (7), no Centro Integrado de Cultura (CIC), contou com quatro mesas redondas sobre a pluralidade, a valoração, os instrumentos de proteção e o papel dos municípios na proteção ao patrimônio cultural.
Na parte da manhã, Daniela Pistorello (Unesc), Mirian Carbonera (Ceom/Unochapecó) e Patrícia de Oliveira Areas (Univille), com mediação de Lisandra Pinheiro (Dpac/FCC), falaram a respeito do tema “A Pluralidade do patrimônio cultural em Santa Catarina”. Em seguida, foi a vez de Lilian Mendonça, Regina Helena Meirelles Santiago (Iphan SC) e Simone Harger, com mediação de Fábio Richter (Dpac/FCC), abordarem “Qual o valor do patrimônio cultural?”.
Já durante a tarde, Carolina Dal Ben Padua (Iphan), Fábio Guimarães Rolim (Ibram) e Rodrigo Rosa (Dpac/FCC), com mediação de Karen Kremer (Dpac/FCC), falaram sobre o tema “Instrumentos de proteção ao patrimônio cultural: o que temos, o que precisamos”. Em seguida, foi a vez de Kátia Bogéa (Fumph/MA), Lélia Pereira da Silva Nunes (Dpac/FCC) e Roselaine Vinhas, com mediação de Edina De Marco (Dpac/FCC), abordarem “O papel dos municípios na proteção ao patrimônio cultural”.
A terceira edição do Encontro Estadual de Patrimônio Cultural tem o objetivo de fortalecer vínculos, parcerias e redes de colaboração entre a FCC, gestores municipais, profissionais, estudiosos e demais interessados que atuam com o patrimônio cultural. Esta edição amplia o escopo do debate, iniciado nas edições anteriores que ocorreram em 2017 e 2018, e apresentaram as atividades desenvolvidas pelos Museus e pela Diretoria de Patrimônio Cultural da FCC. Neste ano, o Encontro conta com a participação de convidados especialistas de diversas áreas afins ao patrimônio cultural.
Programação de sexta-feira (7/11):
Das 8h30 às 12h30 e das 14h às 16h: Oficina 1 – Elaboração e gestão de projetos para o Patrimônio Cultural
Local: Cinema do CIC
Das 8h30 às 12h30 e das 14h às 16h: Oficina 2 – Educação patrimonial
Local: Sala Multimídia do MIS/SC
Das 8h30 às 12h30 e das 14h às 16h: Oficina 3 – Conservação de acervos em papel
Local: Sala 5 – Oficinas de Arte
10h e 16h: Café
Local: Sala Lindolf Bell
17h: Conferência “Valorização do patrimônio como legado da preservação da identidade do lugar”, com Assunção Melo (Cham – Açores)
Local: Cinema do CIC
Piauí Teatro Barítono Raimundo Pereira abre matrículas para cursos gratuitos de teatro, violão e forró
Piauí Com reconhecimento de 74 Patrimônios Vivos, Governo do Estado mantém tradições culturais no Piauí
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa de MT e do Centro-Oeste
Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças
Mato Grosso do Sul Agendão: fim de semana tem Rosa de Saron, despedida do Carnaval, aulão de dança e shows sertanejos
Cultura Governo do Estado firma convênios com municípios e apresenta evento estratégico para o desenvolvimento das Missões Mín. 20° Máx. 28°





