

Apresentação destacou obras de Bach, Handel e Vivaldi emocionando o público presente

FOTO: Aguilar Abecassis / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
O Coral do Amazonas, considerado o grupo vocal mais tradicional do Estado, apresentou o concerto “Joias do Barroco” no Centro Cultural Palácio Rio Negro, na noite de sexta-feira (07/11), reunindo um repertório de obras marcantes dos grandes mestres do período barroco: Johann Sebastian Bach, George Frideric Handel e Antonio Vivaldi. O espetáculo gratuito atraiu um público diversificado e emocionado, que prestigiou cada momento da apresentação.
A programação é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, reforçando o compromisso de valorizar a produção artística local e tornar a música erudita acessível à população.
O concerto contou com a participação das sopranos Katia Freitas e Tamar Freitas, da mezzo-soprano Samanta Costa, do pianista Hilo Carriel, sob a regência do maestro Fabiano Cardoso.


O maestro Fabiano Cardoso destacou a importância do concerto e o propósito do coral em aproximar o público das riquezas do barroco. “O Coral do Amazonas apresentou esse concerto que foi pensado em mostrar um pouco desse repertório que é muito conhecido. Então nós resolvemos escolher peças de Johann Sebastian Bach, Georg Handel e Vivaldi. Teremos o ‘Glória’ de Vivaldi completo. O Coral do Amazonas tem mais de 60 cantores e canta ópera, música sinfônica, mas também música barroca, e neste caso apresentamos com um grupo menor, com apenas 20 cantores”, afirmou o maestro.
O repertório emocionou o público presente com clássicos como “Glory to God / Hallelujah”, de Handel, e trechos do “Oratório de Natal”, de Bach, encerrando com o aclamado “Glória em Ré Maior, RV 589”, de Vivaldi. A atmosfera do Palácio Rio Negro foi tomada por uma sensação de leveza e contemplação, destacando a beleza da música coral.
Entre os espectadores, a estudante de pedagogia Ana Valença expressou a emoção de participar do concerto: “Eu vi o convite gratuito e achei interessante. Sempre gosto de participar dos concertos que fazem a gente viajar para algo que já aconteceu há muito tempo atrás e contemplar a beleza da música, os detalhes de cada voz, interpretar cada tom. É muito interessante”, afirmou.


O preparador vocal do grupo, Juremir Vieira, explicou que o trabalho para esse concerto foi intenso e específico. “O coral faz ensaio diariamente das 8h30 às 11h30 da manhã. Nos últimos tempos temos preparado exclusivamente o repertório que foi apresentado hoje, que é o ‘Glória’ de Vivaldi, e o ‘Oratório de Natal’ de Bach, que será apresentado no Teatro Amazonas de 20 a 23 de dezembro. A preparação é bem específica, porque o Coral do Amazonas é um coral sinfônico experiente. Para esse repertório, o trabalho precisa ser mais leve, mais detalhado, e muito intensivo”, explicou.
Com o sucesso de “Joias do Barroco”, o Coral do Amazonas reafirma sua importância como símbolo da música erudita no Estado, encantando com técnica, sensibilidade e paixão.
Piauí Teatro Barítono Raimundo Pereira abre matrículas para cursos gratuitos de teatro, violão e forró
Piauí Com reconhecimento de 74 Patrimônios Vivos, Governo do Estado mantém tradições culturais no Piauí
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa de MT e do Centro-Oeste
Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças
Mato Grosso do Sul Agendão: fim de semana tem Rosa de Saron, despedida do Carnaval, aulão de dança e shows sertanejos
Cultura Governo do Estado firma convênios com municípios e apresenta evento estratégico para o desenvolvimento das Missões Mín. 20° Máx. 28°





