

A sessão compõe a Mostra Encontros da Velha e acontece na noite desta quarta-feira, no Mato Grosso


A companhia amazonense Ateliê 23 embarcou para o Mato Grosso, para apresentar o premiado espetáculo “Sebastião” no Festival Velha Joana, no município de Primavera do Leste. A sessão compõe a Mostra Encontros da Velha, nesta quarta-feira (12/11), no Teatro Municipal.
O projeto é uma realização do Ateliê 23, com apoio do Itaú Cultural, através do Programa Rumos, do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e Ministério da Cultura, via Fundação Nacional de Artes (Funarte).
A obra, com direção de Taciano Soares e Eric Lima, foi selecionada entre mais de 700 inscritos para a programação da 19ª edição do evento, como uma referência de diversidade e potência em proporcionar encontros entre as regiões do País.
“É um festival que tem crescido muito, sobretudo pela coordenação do Wanderson Lana, que conseguiu levar grandes grupos brasileiros de teatro a cada ano. Foi a primeira vez que a gente se inscreveu e ter mais de 700 inscrições mostra como o Festival Velha Joana cresceu, tem relevância e uma confiabilidade fundamental”, pontua o diretor Taciano Soares, que vive a personagem Carmencita em cena.
“A curadoria fez o primeiro corte para 120 peças e foram três meses de análise até o anúncio dos dez espetáculos contemplados. O Ateliê 23 foi o segundo selecionado, é uma felicidade absurda”, enfatiza o artista.
Um ano em temporada
Em novembro, “Sebastião” celebra um ano em temporada e segue para o sétimo festival pelo Brasil. A montagem inspirada no livro “Um Bar Chamado Patrícia”, do estilista Bosco Fonseca, foi destaque na Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília e no Festival de Curitiba 2025. Em junho deste ano, “Sebastião” participou da Mostra Todos os Gêneros, no Itaú Cultural, em São Paulo; em agosto encerrou a primeira edição da Mostra de Teatro Águas de Manaus e, em setembro, foi apresentado no #SouManaus Passo a Paço 2025.
Em outubro, o espetáculo venceu duas categorias da Mostra Competitiva Jurupari Adulto, no 19º Festival de Teatro da Amazônia: “Melhor Som ou Trilha Sonora” e “Melhor Ator” para Taciano Soares. Sucesso de público e de crítica, “Sebastião” foi indicado ainda em “Melhor Espetáculo”, “Melhor Direção”, “Melhor Dramaturgia”, “Melhor Figurino”, “Melhor Visagismo/Maquiagem” e “Melhor Ator” para Eric Lima.
“A linguagem de ‘Sebastião’ é para adultos, teatro musicado, de denúncia, ao mesmo tempo o contexto de um bar onde se narra o mito de Sebastião, fala sobre homossexualidade e as dores que Sebastião viveu e se tornou mártir e, que até hoje, na contemporaneidade, ainda continuamos vivendo. São temas muito sensíveis para serem postos em festivais, mas que também mostram a confiança no trabalho do Ateliê 23. É fantástico acompanhar os frutos colhidos”, declara Taciano Soares.
“Podemos dizer que o Ateliê 23 já colocou o teatro amazonense numa grande rota do teatro no Brasil e mais uma vez o ‘Sebastião’ vem confirmar isso”, afirma o diretor.
Prêmio Cenym de Teatro Nacional 2025
“Sebastião” foi indicado em “Melhor Companhia de Teatro”, “Melhor Elenco”, “Melhor Qualidade Artística de Produção”, “Melhor Figurino” e “Melhores Adereços e Objetos de Cena” no Prêmio Cenym de Teatro Nacional 2025.
O Prêmio Cenym de Teatro Nacional é uma honraria entregue anualmente pela Academia de Artes no Teatro do Brasil (ATEB), em reconhecimento à excelência de desempenho dos profissionais e espetáculos mais proeminentes do teatro brasileiro. A indicação é realizada através do voto do grupo de membros votantes da Academia, formado por atores, atrizes, diretores, cenógrafos, coreógrafos, figurinistas, iluminadores, sonoplastas, maquiadores e outros profissionais em atividade nos palcos de todo o País.
Essa é a segunda vez que o Ateliê 23 representa o Amazonas no Prêmio Cenym de Teatro Nacional. Em 2023, o Ateliê 23 conquistou o título de “Melhor Companhia” e o espetáculo “Cabaré Chinelo” ganhou com “Melhor Figurino”. A peça também foi indicada como “Melhor Elenco” na edição.
Sebastião
Em cena estão memórias da década de 70, direto do Bar Patrícia, aliadas à experiência dos atores, em números musicais e depoimentos sobre diferentes tipos de violência. O nome é uma referência a São Sebastião e a montagem traz a versão da história do santo para que ele tenha se tornado um patrono da comunidade LGBTQIAPN+. A classificação indicativa é de 16 anos.
A trilha sonora de “Sebastião” também está nas plataformas de streamings de áudio, com quatro músicas: “Toda La Noche”, “Baby Gay”, “Sou Todo Amor” e “Glowria”.
Atualmente a banda do espetáculo tem Zanisk e Luana Aranha no baixo e nos beats, Mady na guitarra e Bruno Rodriguez no teclado. O produtor musical Guilherme Bonates fez parte das primeiras temporadas da montagem e foi responsável pela produção e direção musical com Eric Lima e Taciano Soares e todos da banda assinaram os arranjos.
A ficha técnica da peça tem ainda Daphne Pompeu na dramaturgia com Eric Lima e Taciano Soares, Emily Danali e Andira Angeli na assistência de direção, Lacruz na assistência de produção, Lore Cavalcanti e Paulo Martins na iluminação e Manuella Barros na assessoria de imprensa.
Piauí Teatro Barítono Raimundo Pereira abre matrículas para cursos gratuitos de teatro, violão e forró
Piauí Com reconhecimento de 74 Patrimônios Vivos, Governo do Estado mantém tradições culturais no Piauí
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa de MT e do Centro-Oeste
Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças
Mato Grosso do Sul Agendão: fim de semana tem Rosa de Saron, despedida do Carnaval, aulão de dança e shows sertanejos
Cultura Governo do Estado firma convênios com municípios e apresenta evento estratégico para o desenvolvimento das Missões Mín. 20° Máx. 28°





