

Minas Gerais se prepara para viver mais uma edição inesquecível do Natal da Mineiridade, uma celebração que une fé, arte, tradição e hospitalidade. Realizado pelo Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) e da Fundação Clóvis Salgado (FCS) , o projeto ganha ainda mais brilho em 2025, com a adesão de mais de 500 municípios e cerca de 900 atrações cadastradas no portal Minas Gerais .
Em coletiva de imprensa no Palácio da Liberdade, nesta terça-feira (11/11), foi anunciada a inauguração da iluminação da Praça da Liberdade, em 17/11, às 18h30, com apresentação da Vesperata de Diamantina. O acender das luzes marca o início de uma programação descentralizada que se estenderá até 6/1, com cantatas, presépios, feiras, corais e espetáculos que transformarão o estado em um grande cenário natalino.
“O Natal da Mineiridade atrai visitantes, movimenta a economia criativa e consolida Minas entre os principais destinos de fim de ano do país. É um símbolo da nossa identidade e da força do turismo mineiro”, destacou a secretária de Estado de Cultura e Turismo, Bárbara Botega.
Fé, arte e tecnologia na Praça da Liberdade
Em Belo Horizonte, o Natal da Liberdade – “Luz e Mineiridade” contará com patrocínio master da Vale e apoio de Itaú, O Boticário, Itambé, Cemig e CDL/BH. A Praça da Liberdade será transformada em um espetáculo de fé, arte e tecnologia, com cenografia imersiva inspirada nas seis regiões de Minas.
Sob o tema “A Liberdade e as Artes”, o público será envolvido por projeções mapeadas, drones, lasers e 170 esculturas do artista Zé do Arame, culminando com a tradicional chegada do Papai Noel em um trenó de drones. A instalação “Revoada de Pássaros” simboliza o voo da liberdade, enquanto o presépio iluminado sobre as águas reflete a Sagrada Família. O Palácio da Liberdade se transforma na Casa do Papai Noel, com ambientes temáticos que remetem ao lar, ao afeto e à memória. No Coreto, apresentações diárias de artistas e corais mineiros celebram a diversidade cultural do estado.
“Mais do que ornamentação, o Natal da Mineiridade é uma grande exposição urbana. Cada espaço é um ato dessa narrativa coletiva, onde a luz é o fio condutor que emociona e conecta o visitante à espiritualidade e à arte popular mineira”, ressaltou o presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo Reis.
Natal solidário: amor que transforma
Reforçando o espírito de união que marca a celebração, o Servas e a Gasmig promovem uma ceia solidária inédita na noite de 24/12, no Palácio da Liberdade. A ação reunirá 2 mil crianças, idosos e pessoas em vulnerabilidade social para confraternização e entrega de presentes. “O Natal é tempo de amor e partilha. Receber essas pessoas no Palácio da Liberdade é mostrar que todos têm lugar à mesa da fraternidade”, afirmou a presidente do Servas, Christiana Renault.
Vila Mineiridade: sabores e tradição
Outro destaque é a Vila Mineiridade, na Praça José Mendes Júnior, entre 19/11 e 6/1. O espaço reúne 30 expositores e exalta os sabores da cozinha mineira. A Vila abriga ainda o Salão das Artes, sob curadoria de Mary Arantes, com 80 expositores no CCBB BH entre 11 e 21/12, apresentando arte, design, moda e artesanato. A programação conta com patrocínio da Copasa , Instituto BAT Brasil, Codemge e Itambé, e apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, CDL/BH e CCBB.
Economia criativa e turismo em movimento
O Natal da Mineiridade é um motor de desenvolvimento econômico. Em 2024, o projeto movimentou R$ 2,5 bilhões apenas em Belo Horizonte, segundo a CDL/BH. A expectativa é superar esse valor em 2025, com o aumento do fluxo turístico e da ocupação hoteleira.
No interior, a celebração se expande com destaque para o Natal Barroco de São João del-Rei, o Natal Histórico de Ouro Preto, as festas de Tiradentes, a iluminação encantadora de Barbacena, a atmosfera alpina de Monte Verde e o Natal dos Lagos de Capitólio.
A Fundação de Arte de Ouro Preto mantém a tradição também com o Concurso Nacional de Presépios. Pessoas de todo país podem participar e as inscrições vão até dia 2/12.
Como nas edições anteriores, o portal Minas Gerais concentrará todas as informações do evento, com atualizações diárias sobre a programação, horários e dicas de viagem.
Piauí Indústria do turismo aumenta em 83% geração de empregos no Piauí
Tocantins Governo do Tocantins premia Secretaria de Estado do Turismo com Selo Ouro do projeto Instituição Amiga da Mulher
Mato Grosso do Sul Congresso de zoológicos e aquários terá minicursos sobre conservação, meio ambiente e ciência
Turismo Inscrições para participar da WTM Latin América com o Viaje Paraná terminam dia 4
Turismo Carnaval em Minas Gerais bate recorde de público em 2026 com 14,9 milhões de foliões e conquista mais turistas
Turismo Inscrições para empresários participarem de feira turística em Gramado encerram nesta sexta
São Sebastião - SP Ki-Fogo é campeã do Carnaval de Sao Sebastião 2026; Flor do Morro vence Grupo de Acesso
São Sebastião - SP Concurso de Fantasia Infantil do Carnaval de São Sebastião 2026 apresenta criatividade das famílias e energia única das crianças
Turismo Carnaval da Liberdade 2026 movimenta ruas da capital mineira e atrai turistas para todo o estado Mín. 20° Máx. 28°





