Quarta, 12 de Novembro de 2025
23°

Tempo limpo

São Paulo, SP

Anúncio
Educação Educação

Udesc coordena ação em 14 comunidades Guarani no Litoral Norte de SC

Entre os dias 11 e 15 de novembro, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Núcleo Extensionista Rondon (NER), realiza o Pro...

11/11/2025 às 19h10
Por: Redação Fonte: Secom SC
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Entre os dias 11 e 15 de novembro, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Núcleo Extensionista Rondon (NER), realiza o Projeto UniAldeias, uma ampla ação de extensão universitária voltada à integração entre universidades públicas e as comunidades Guarani do litoral norte catarinense.

A iniciativa reunirá cerca de 20 programas e projetos de extensão de cinco instituições de ensino superior: além da Udesc, participam as universidades federais de Santa Catarina (UFSC) e de Goiás (UFG), e os institutos federais de Santa Catarina (IFSC) e Catarinense (IFC). Elas atuarão em 14 aldeias distribuídas nos municípios de Joinville, Araquari, Balneário Barra do Sul, São Francisco do Sul e Garuva. O objetivo é fortalecer o diálogo intercultural e promover o desenvolvimento local sustentável, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, em especial os ODS 4 (Educação de Qualidade), 10 (Redução das Desigualdades), 17 (Parcerias e Meios de Implementação) e 18 (Igualdade Étnico-Racial).

A programação do UniAldeias inicia no dia 11 com a chegada das equipes ao Hotel Bandeirantes, em Balneário Barra do Sul, que servirá de base para os extensionistas. O encontro de acolhimento das equipes acontecerá às 19h no hotel.

Encontro das Escolas Indígenas

Enquanto as equipes chegam e se preparam, ainda no dia 11, será realizado o Encontro das Escolas Indígenas do Litoral Norte de SC, das 9h às 17h, na Udesc Joinville (Auditório do Bloco I e salas I-205, coworking e mezanino do Bloco J). O evento reunirá professores, servidores e lideranças Guarani das sete escolas indígenas da região, com o tema “Currículo escolar indígena e saberes tradicionais”, em parceria com a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Joinville e a Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica da UFSC.

De 12 a 14 de novembro, os extensionistas desenvolverão atividades formativas, culturais, ambientais e de saúde nas comunidades Guarani, articulando saberes acadêmicos e tradicionais em experiências de vivência intercultural. As ações incluem oficinas de primeiros socorros, agroecologia, alimentação indígena, cuidado da saúde dos animais, horta medicinal, desenvolvimento e elaboração de projetos, saneamento ecológico, valorização da língua Guarani, comunicação, patrimônio cultural, entre outras temáticas.

Um jantar de confraternização vai marcar o encerramento da programação no dia 14 de novembro, às 20h, em Balneário Barra do Sul, reunindo as equipes das universidades e instituições parceiras. O retorno dos participantes está previsto para o dia 15, pela manhã.

Ação interinstitucional

O UniAldeias é uma ação interinstitucional coordenada pelo Núcleo Extensionista Rondon da Udesc, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), e conta com a parceria da UFSC, IFSC, IFC, Funai, CRE de Joinville, Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), prefeituras municipais e outras organizações da sociedade civil.

Quem desejar acompanhar as atividades pode participar do Encontro das Escolas Indígenas no dia 11 ou da acolhida dos extensionistas, também no dia 11, às 19h, no Hotel Bandeirantes.

  • Mais informações: ner.proex@udesc.br
  • Período: 10 a 15 de novembro de 2025
  • Locais: Udesc Joinville e aldeias Guarani do Litoral Norte (SC)
  • Realização: Núcleo Extensionista Rondon da Udesc e Proex

Direção de Extensão da Udesc Joinville
(47) 3481 7833 Rede Governo: 02317833

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários