

O governo estadual, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), iniciou a implantação do projeto-piloto de rastreabilidade individual de bovinos e bubalinos no Rio Grande do Sul.Nesta terça-feira (11/11), foi finalizado e disponibilizado o formulário de adesão para os produtores rurais interessados em participar voluntariamente da iniciativa.
O sistema, inédito no Estado, busca modernizar o controle sanitário e ampliar o acesso dos produtores gaúchos aos mercados nacionais e internacionais mais exigentes. O projeto tem como objetivo testar e aperfeiçoar o sistema de identificação individual de animais, que servirá de base para a futura implantação do modelo em todo o território gaúcho.
Mais segurança e competitividade
A rastreabilidade individual proporciona maior segurança e confiabilidade às informações sanitárias, melhora a capacidade de resposta em situações de emergência e fortalece a competitividade da pecuária do Estado. O sistema também atuará como ferramenta de gestão para os produtores, oferecendo dados estratégicos sobre o rebanho.
“Esta é uma iniciativa que qualifica a produção e eleva o padrão dos nossos produtos, tanto para o consumo interno quanto para os mercados internacionais. É uma chancela de origem e confiabilidade que o produto gaúcho passa a oferecer ao aderir à rastreabilidade”, destaca a diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA), Rosane Collares.
Durante o projeto-piloto, a Seapi fornecerá dispositivos oficiais de identificação individual - brincos e botons eletrônicos -, além de orientação técnica e acompanhamento para aplicação, registro e uso dos dispositivos. Também será disponibilizado o acesso ao sistema informatizado de rastreabilidade.
A previsão é de que as atividades sejam concluídas até maio de 2026, com acompanhamento técnico permanente das equipes regionais da Seapi durante todo o processo.
Texto: Elstor Hanzen/Ascom Seapi
Edição: Secom
Agricultura Pesquisa da Epagri aposta em bioinsumos e agricultura digital para os desafios no campo
Piauí Agricultores familiares comemoram vendas no retorno do projeto Quitanda
Agricultura e ... Renda Agricultor Familiar: projeto do Estado realiza sonho de produtores de Janiópolis
Agricultura Agricultura familiar: Governo do Estado e Epagri investem R$ 20,5 milhões no ensino agrotécnico para incentivar a permanência de jovens no campo
Tocantins Governo do Tocantins celebra 4ª posição no ranking de contratos do Programa Nacional de Crédito Fundiário
Piauí Quitanda da Agricultura Familiar retorna neste domingo (25) com a comercialização de produtos do campo
Agricultura e ... Nova portaria da Adapar facilita a emissão da Certidão de Estabelecimento Rural
Agricultura e ... Maior produtor do Brasil, Paraná já colheu 72% da "safra das águas" do feijão
Agricultura Governador sanciona lei que protege produtores catarinenses e proíbe reconstituição de leite em pó importado em SC Mín. 19° Máx. 29°





