

O Piauí marcou presença no painel Instrumentos Econômicos Verdes e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), promovido pelo Consórcio Nordeste, durante a COP30, em Belém (AM). Representando a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o diretor de Recursos Hídricos, Felipe Gomes, participou do debate ao lado de representantes dos governos do Maranhão, Sergipe e Alagoas, discutindo caminhos concretos para financiar a sustentabilidade na região.
Felipe apresentou em detalhes o REDD+ jurisdicional, mecanismo que remunera estados e comunidades pela redução comprovada das emissões de gases de efeito estufa a partir da preservação das florestas. Ele explicou que o modelo representa uma oportunidade de unir desenvolvimento social e conservação ambiental.

“O REDD+ jurisdicional cria um novo ciclo de oportunidades para o semiárido. Os recursos do crédito de carbono poderão ser revertidos diretamente para quem preserva, como agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais. É uma forma de reconhecer, com justiça, o valor ambiental de quem cuida da terra”, afirmou o diretor.
O tema dialogou com o painel “Plano de Ação Climática, REDD+ Jurisdicional e Transição Energética no Estado do Piauí” apresentado pelo governador Rafael Fonteles, que também destacou o compromisso do Piauí com a construção de uma economia verde e inclusiva. Segundo Felipe Gomes, “o desafio agora é estruturar políticas e instrumentos econômicos que façam o dinheiro da sustentabilidade chegar na ponta, fortalecendo quem faz a diferença na proteção dos nossos biomas”.

A participação do Piauí reforçou o papel do estado como referência em políticas climáticas inovadoras e mostrou que a cooperação entre os governos do Nordeste é essencial para escalar soluções sustentáveis e garantir que os benefícios da transição ecológica cheguem a quem mais preserva o meio ambiente.

Piauí Semarh inicia projeto itinerante com serviços ambientais em Corrente a partir de segunda (23)
Piauí Piauí abre seleção para plano estadual de combate a incêndios florestais
Meio Ambiente IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 16 a 20 de fevereiro de 2026
Amazonas Ipaam destina motosserras apreendidas para ações da Defesa Civil e do Exército Brasileiro
Meio ambiente Penúltimo boletim de Balneabilidade aponta que 86 dos 96 locais de monitoramento estão próprios para banho
São Sebastião - SP Ninho com 88 filhotes de tartarugas-cabeçudas é encontrado em nova ocorrência na Praia de Paúba
Meio Ambiente Copasa fortalece abastecimento de água em cidades da Zona da Mata mineira
Meio Ambiente Governo de Minas lança edital pioneiro para modernização da gestão da qualidade do ar no estado
Meio Ambiente Pesquisas científicas avançam nos parques estaduais e fortalecem a conservação da biodiversidade em Minas Gerais Mín. 20° Máx. 28°





