

No último domingo, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) recebeu a denúncia sobre a morte de peixes no Rio Taurizinho. A partir da informação repassada por moradores, a equipe de fiscalização ambiental foi acionada e iniciou as averiguações para reunir o máximo de dados possíveis sobre o caso, vistoriando o local e fazendo a coleta da água.
Segundo Mateus Rocha, coordenador de fiscalização da Semma, durante a vistoria, os fiscais utilizaram um drone para sobrevoar a área e identificar eventuais pontos de contaminação ao longo do curso do rio. “As imagens registradas indicaram locais que podem estar contribuindo para a degradação ambiental, embora ainda não seja possível afirmar se as chuvas recentes influenciaram o episódio, possivelmente carreando efluentes ou resíduos para o leito do rio”, explica.
Mateus destaca que o trabalho segue em andamento e novas etapas estão previstas. “Amostras de água foram coletadas e enviadas ao Instituto Evandro Chagas para que possamos identificar o real motivo da possível contaminação”, explicou.

Os técnicos também constataram que o Rio Taurizinho apresenta sinais de degradação, com baixa vazão e condições ambientais comprometidas. As amostras de água encaminhadas para análise laboratorial devem ter seu lado emitido em até 30 dias.
A mortandade de peixes é um fenômeno ambiental que ocorre quando um número anormal de animais aparece morto em um corpo d’água. As causas podem variar desde a diminuição do oxigênio dissolvido e o aumento da temperatura, até a presença de poluentes, efluentes industriais, acúmulo de nutrientes ou alterações físicas no curso do rio. Em muitos casos, esses fatores atuam de forma combinada, intensificando o desequilíbrio do ecossistema.
A Semma continuará acompanhando a situação até a conclusão das análises, buscando identificar as causas exatas do ocorrido e adotar medidas preventivas para evitar novos episódios. O resultado do estudo deverá subsidiar futuras ações de recuperação e preservação do Rio Taurizinho.






Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Divulgação Semma
The post Meio Ambiente: Semma investiga mortandade de peixes no Rio Taurizinho appeared first on Prefeitura de Marabá .
Piauí Semarh inicia projeto itinerante com serviços ambientais em Corrente a partir de segunda (23)
Piauí Piauí abre seleção para plano estadual de combate a incêndios florestais
Meio Ambiente IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 16 a 20 de fevereiro de 2026
Amazonas Ipaam destina motosserras apreendidas para ações da Defesa Civil e do Exército Brasileiro
Meio ambiente Penúltimo boletim de Balneabilidade aponta que 86 dos 96 locais de monitoramento estão próprios para banho
São Sebastião - SP Ninho com 88 filhotes de tartarugas-cabeçudas é encontrado em nova ocorrência na Praia de Paúba
Meio Ambiente Copasa fortalece abastecimento de água em cidades da Zona da Mata mineira
Meio Ambiente Governo de Minas lança edital pioneiro para modernização da gestão da qualidade do ar no estado
Meio Ambiente Pesquisas científicas avançam nos parques estaduais e fortalecem a conservação da biodiversidade em Minas Gerais Mín. 20° Máx. 28°





