Estudantes do 2º ano da Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista estão participando da avaliação externa do Sistema de Avaliação Baiano de Educação (Sabe) até sexta-feira (14). São cerca de 3.200 alunos matriculados e habilitados para realizar a prova, que tem o objetivo de avaliar o processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, Matemática e outras áreas em todo o estado da Bahia.
Coordenador do Núcleo Pedagógico, Ronilson Ferreira destacou a importância da prova para a Educação do município, já que a Sabe é uma importante ferramenta para monitorar a aprendizagem dos estudantes, permitindo a identificação de defasagens, além de subsidiar a elaboração de políticas públicas que reforcem a qualidade da educação básica no estado.
“A prova Sabe ganha proporções maiores, até porque o município hoje faz parte do Pacto Nacional da Criança Alfabetizada, que envolve os três entes: a União, o Estado e os municípios. No cenário da Bahia também assinamos o Pacto Estadual da Alfabetização, que envolve a Secretaria de Educação do Estado, UPB, Ministério Público, os municípios. A avaliação de hoje é justamente para que se alcance os resultados da criança alfabetizada nesses pactos. Em que pese Vitória da Conquista ter apresentado uma nota que é superior à nota do estado da Bahia, reconhecemos que temos muito a melhorar”.
Além das estratégias de preparação dos estudantes, como o reforço escolar para alunos que apresentaram maiores dificuldades, Ronilson destacou outras iniciativas do Governo Municipal, a exemplo do Prêmio EducAção Conquista, que tem o objetivo de valorizar e incentivar o desempenho dos profissionais da educação, alunos e escolas da rede municipal de ensino que demonstrarem avanço e melhoria nos resultados educacionais, em especial do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica da Bahia (Ideba).
“A partir de 2026, quando saírem os resultados dessa avaliação, os professores das turmas que conseguirem o maior desempenho e alcançarem as metas estabelecidas da alfabetização, o professor dessa turma vai receber uma bonificação. Também haverá prêmios para as escolas e os alunos. Nós temos mapeado, feito testes de leituras, verificado as fragilidades e tentado estímulo a todos os envolvidos. Estamos preparados e na expectativa de bons resultados”, finalizou o coordenador.
Diretora da Escola Municipal Zulema Cotrim, Gilmara Dantas ressaltou o trabalho de toda a equipe de profissionais ao longo do ano letivo, estabelecendo um diálogo próximo com os alunos e familiares. “A avaliação Sabe é vai medir a qualidade da educação e compreender como os estudantes estão aprendendo. O bom resultado nessa avaliação reflete o esforço conjunto de escola, família e comunidade. Fizemos o acompanhamento constante, incentivando os alunos a manter uma rotina de estudos, revisando conteúdos, tirando dúvidas com os professores e estabelecendo um ambiente seguro de apoio. Também orientamos os pais para criar em casa um espaço tranquilo para estudar, sempre valorizando o aprendizado, mostrando interesse pelo que a criança aprende e precisa para este momento”.
Já Rosemary Morais, coordenadora do Ensino Fundamental II na Escola Municipal José Mozart Tanajura, destaca que o trabalho envolve preparar os estudantes não apenas com os conteúdos, mas também para se manterem calmos e tranquilos durante a prova. “Tentamos criar um ambiente seguro na escola, em que eles pudessem se sentir confiantes. Trouxemos uma profissional de saúde para falar sobre a saúde emocional, de como é importante o controle da ansiedade para que eles tenham sucesso no momento das avaliações. Buscamos manter uma comunicação efetiva com os pais desde o início, para que eles entendessem a dinâmica da avaliação e motivassem os filhos. A avaliação é uma ferramenta importante em relação às políticas públicas para a escola, mas o principal para o nosso aluno é que ele entenda que o foco da avaliação não é uma prova em si, mas o aprendizado dele”.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.