

Programação reúne oficinas, exposições e debates em dois espaços do centro histórico de Manaus


Os espaços culturais administrados pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, recebem o evento “Amazonas Artes Visuais 2025 – Tucumã: Sobre.viver em arte na Amazônia”, na quinta e sexta-feira (13 e 14/11), com uma programação gratuita dedicada à reflexão, formação e difusão das artes visuais no estado.
A iniciativa é coordenada pelo Centro de Artes Visuais Galeria do Largo e acontece em dois diferentes espaços do centro histórico de Manaus: Galeria do Largo e Centro Cultural Palácio da Justiça.
O evento reúne mostra, oficinas e seminário, com o objetivo de fortalecer a troca de experiências entre artistas, curadores, produtores, estudantes, galeristas e o público em geral, promovendo um espaço de diálogo sobre os caminhos da arte contemporânea amazônica e suas relações com o território e a memória.
Como parte da programação formativa, duas oficinas práticas serão realizadas nos dias 13 e 14 de novembro, das 9h às 12h, na Galeria do Largo, com foco em técnicas e processos criativos das artes visuais contemporâneas.
No período da tarde, o Seminário de Artes Visuais – Tucumã: Sobre.viver em arte na Amazônia acontece no auditório do Palácio da Justiça, das 14h às 18h, com a participação de cinco palestrantes e apresentação de oito comunicações e projetos.
O seminário é uma parceria do Centro de Artes Visuais – Galeria do Largo com o Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, reafirmando o papel da formação artística como pilar da economia criativa.
O “Amazonas Artes Visuais 2025 – Tucumã: Sobre.viver em arte na Amazônia” é uma realização do Centro de Artes Visuais Galeria do Largo e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com apoio do Palacete Provincial, Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro e do Núcleo de Audiovisual.
Mostra aberta até fevereiro de 2026
A Mostra de Artes “Galeria do Largo 20 anos”, aberta no dia 8 de novembro, segue até fevereiro de 2026 e conta com quatro exposições: uma coletiva — “Ilhática Amazônica: sobre arte amazonense”, com 54 artistas — e três individuais, além de duas manifestações artísticas que envolvem performances e objetos instalativos.
Piauí Teatro Barítono Raimundo Pereira abre matrículas para cursos gratuitos de teatro, violão e forró
Piauí Com reconhecimento de 74 Patrimônios Vivos, Governo do Estado mantém tradições culturais no Piauí
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa de MT e do Centro-Oeste
Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças
Mato Grosso do Sul Agendão: fim de semana tem Rosa de Saron, despedida do Carnaval, aulão de dança e shows sertanejos
Cultura Governo do Estado firma convênios com municípios e apresenta evento estratégico para o desenvolvimento das Missões Mín. 20° Máx. 28°





