

Com o propósito de fortalecer a integração entre as áreas de educação, saúde e assistência social, além de aprimorar o acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família (PBF), foi aberta, nesta quarta-feira (12), no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador, a programação do Seminário Estadual Bolsa Família em Ação Bahia. O evento segue até quinta (13), com painéis e debates voltados ao fortalecimento da gestão intersetorial do programa.
O seminário é promovido pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), em parceria com a Secretaria Nacional de Renda e Cidadania (Senarc), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), e conta com a colaboração da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) e da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
A secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, destacou a importância da Educação dentro do programa. “O Bolsa Família vai muito além da transferência de renda: ele garante a frequência dos estudantes na escola e fortalece a aprendizagem. Na Bahia, mais de 400 mil estudantes da rede estadual recebem o Bolsa Presença, benefício vinculado diretamente ao programa, e o estado se destaca no acompanhamento das condicionalidades educacionais”. Segundo a secretária, esse resultado só é possível com a articulação entre Educação, Assistência e Saúde e o compromisso com políticas públicas que transformam a vida das famílias e fortalecem a educação no estado.
O seminário reúne gestores e técnicos das secretarias estaduais e municipais, além de representantes do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Saúde (MS). No eixo da Educação, a SEC desempenha papel fundamental no acompanhamento das condicionalidades educacionais, garantindo que os municípios recebam suporte técnico, formação e orientação para o registro da frequência escolar no Sistema Presença, plataforma oficial do MEC. No último bimestre, a Bahia alcançou 88,44% de cobertura escolar, contemplando mais de 1,6 milhão de estudantes de 4 a 17 anos; resultado da atuação conjunta entre o Estado e as redes municipais de ensino.
Em sua fala, a secretária nacional de Renda e Cidadania, Eliane Aquino, enfatizou o compromisso do Governo Federal em fortalecer o Bolsa Família como uma política de transformação social. “O nosso sonho é ver as famílias deixando o Bolsa Família não por falta de necessidade, mas porque seus filhos estão na universidade, estão trabalhando, realizando seus sonhos. É a educação que abre esse caminho e fecha o ralo da desigualdade”, afirmou.
A programação do seminário inclui painéis e debates técnicos sobre gestão de benefícios, acompanhamento das condicionalidades e aprimoramento das estratégias de integração entre os entes federativos. O evento também contou com o depoimento emocionado da beneficiária Ana Cristina, que compartilhou sua trajetória de superação. “Eu vivi na pele muitas dificuldades, e hoje sou grata pelo apoio do Bolsa Família. O programa e o trabalho do CRAS mudaram minha vida e me devolveram dignidade e esperança”, relatou.
Atualmente, a Bahia se destaca como o estado com o maior número de beneficiários do Programa Bolsa Família no país, com mais de 2,3 milhões de famílias atendidas, o que representa cerca de 5,7 milhões de pessoas diretamente impactadas. Em outubro de 2025, o volume de recursos repassados ultrapassou R$ 1,5 bilhão. Já em 2024, o programa transferiu cerca de R$ 20 bilhões para as famílias baianas em todos os 417 municípios do estado. Além disso, a Bahia ocupa a segunda posição nacional no acompanhamento das condicionalidades do programa, com cerca de 3,8 milhões de pessoas monitoradas na área da saúde e 1,8 milhão na educação.
Fonte: Ascom/SEC
Governo “Meu parto foi maravilhoso”, diz puérpera ao dar à luz no Centro de Parto Normal da Maternidade de Paço do Lumiar
Governo Professores participam de segunda oficina do Programa Escola das Adolescências para fortalecimento das práticas pedagógicas
Infraestrutura Metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte recebe novos equipamentos de manutenção
Portos do Paraná Portos paranaenses vencem Prêmio Líderes do Paraná em Logística e Infraestrutura
Bahia Adab capacita profissionais para atuação em eventos pecuários
Legislativo - MS Solidariedade em ação: Gabinete do Deputado Hashioka participa da campanha Caixa Encantada
São Paulo Portal Trampolim estende prazo da terceira etapa da Jornada da TecnologIA até 23 de novembro
Sergipe Governo de Sergipe qualifica a educação no agreste central sergipano
Caruaru - PE Prefeitura de Caruaru recebe comitiva da Embrapa e do IF Sertão-PE para ampliar ações de combate à fome oculta Mín. 16° Máx. 30°





