Quinta, 13 de Novembro de 2025
20°

Tempo limpo

São Paulo, SP

Anúncio
Segurança Segurança

Projeto CãoTerapia: Cães do CBMCE levam amor e esperança a pacientes do CRIO

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH), realizou, nessa terça-f...

12/11/2025 às 21h48
Por: Redação Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH), realizou, nessa terça-feira (11), uma ação do Projeto CãoTerapia, no Centro Regional Integrado de Oncologia (CRIO). A visita teve como objetivo proporcionar bem-estar emocional e momentos de afeto aos pacientes oncológicos, por meio da cinoterapia, técnica que utiliza cães especialmente treinados para auxiliar em processos terapêuticos e de desenvolvimento humano. A iniciativa também reforça o papel social do CBMCE, que vai além das operações de emergência, atuando de forma humanizada em diferentes contextos da sociedade.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Os cães do projeto, integrantes do Canil do CBMCE, são adestrados para serem dóceis e sociáveis. Eles têm um papel vital na redução da ansiedade, no estímulo à socialização e no fortalecimento do equilíbrio emocional dos participantes. Segundo o capitão Eliomar Alves, comandante do Canil e coordenador do CãoTerapia, o projeto é uma forma de ampliar a missão essencial dos bombeiros: servir e cuidar da comunidade. “Os cães bombeiros são treinados para salvar vidas, mas também para levar conforto, esperança e afeto. É gratificante ver como o vínculo entre o homem e o animal pode transformar momentos de dor em sorrisos e esperança. A CãoTerapia é uma extensão da nossa missão de servir e cuidar das pessoas em todos os contextos”, destacou.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

O Comandante do CTDH, tenente-coronel George Girão, ressaltou a importância da iniciativa. “Utilizar cães treinados como facilitadores em atividades terapêuticas e educacionais promove, de forma significativa, o bem-estar e o desenvolvimento dos pacientes”, afirmou.

Para a terapeuta ocupacional Patrícia Citó, do CRIO e da Associação Nossa Casa, a presença dos cães trouxe leveza e alegria ao ambiente hospitalar. “A visita dos cães proporciona conforto aos pacientes, que convivem diariamente com rotinas de dor, exames e tratamentos intensos. Além disso, foi um momento de alívio e emoção para a equipe de profissionais que lida com o sofrimento humano todos os dias.”

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Ao promover ações como o CãoTerapia, o Corpo de Bombeiros reafirma que sua missão de salvar vai muito além do combate a incêndios e das operações de resgate. O projeto demonstra o compromisso da corporação com a promoção da saúde emocional, o cuidado humano e a valorização plena da vida.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários