Quinta, 13 de Novembro de 2025
20°

Tempo limpo

São Paulo, SP

Anúncio
Geral Sergipe

Sergipe conta com maior enfermaria do método Canguru do Brasil

Atendimento é voltado a bebês prematuros com menos de 37 semanas de gestação e que nascem com menos de 2,5 kg

12/11/2025 às 22h57
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Fotos: Ascom SES
Fotos: Ascom SES

No mês em que se celebra a sensibilização e conscientização da prematuridade, por meio da campanha Novembro Roxo, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) destaca a importância do cuidado ofertado pelo Método Canguru aos bebês prematuros que nascem na unidade. A MNSL é a detentora do título de maior enfermaria Canguru do Brasil com 27 leitos cadastrados no Ministério da Saúde.

O Método Canguru é um modelo de assistência humanizada, que garante a qualidade do cuidado do bebê, dos pais e das famílias, por meio do contato pele a pele e estimula o aleitamento materno. Esse modelo de assistência é fundamental para o desenvolvimento de bebês prematuros, porque promove a estabilidade fisiológica, emocional e neuropsicomotora. “Ele reduz o tempo de separação entre o bebê e a família, estabiliza a temperatura corporal, a frequência cardíaca e respiratória, diminui o estresse e a dor e estimula o aleitamento materno, facilitando um crescimento mais saudável, fortalecendo o vínculo familiar”, disse a coordenadora do Método Canguru em Sergipe, a enfermeira neonatologista Amanda Andrade.

Método

O Método Canguru atende bebês prematuros com menos de 37 semanas de gestação e que nascem com menos de 2,5 kg. Ele é realizado em três etapas no Complexo Neonatal. A primeira é na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) e Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (Ucinco), a segunda é na Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (Ucinca), onde coloca o bebê em contato pele a pele com os genitores, também conhecida como Ala Verde ou Ala Canguru e dispõe de 27 leitos, sendo considerada pelo Ministério da Saúde como a maior enfermaria Canguru do país.

A terceira etapa é no Ambulatório de Seguimento do Recém-nascido de Alto Risco Maria Creuza de Brito Figueiredo, antigo Follow-up, onde o bebê recebe o acompanhamento até os dois anos de idade. São diversos serviços e especialidades ofertados como Neonatologia, Oftalmologia, Genética, Pediatria, Cardiopediatria, Neuropediatria, Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia, Ecocardiograma, Ultrassonografia, entre outros.

Prematuridade

Para a gerente da Utin, a enfermeira neonatologista Juliana Fonseca, a metodologia começa no pré-natal, que é a conscientização e a prevenção do parto prematuro. “As mães em que os profissionais de saúde percebem que podem ter um parto prematuro são orientadas. Depois os prematuros vêm para a unidade neonatal e recebem os primeiros cuidados. A mãe precisa fazer o pré-natal o mais próximo possível para que o médico acompanhe os sinais de risco, como as infecções, hipertensão, diabetes gestacional e que sejam controlados para que o parto não aconteça antes das 37 semanas. Caso ocorra temos todo o suporte necessário na MNSL”, detalhou.

A estanciana Ana Carolina Silva teve o primeiro filho na MNSL. O pequeno Gael nasceu prematuro de 33 semanas, com 1.994 gramas e 43 cm. “Eu nunca tinha ouvido falar do Método Canguru. Foi um misto de emoções. Primeiro eu fiquei com medo, mas depois que o coloquei no contato pele a pele foi incrível. É um sentimento de amor tão grande. E o cuidado de todos os profissionais é muito grande. Gostei”, disse Ana Carolina.

O pai de Gael, Claudinei Santos de Jesus, também falou da emoção de ficar com o filho no Canguru. “Foi uma sensação muito boa. Sentir o coraçãozinho dele batendo junto ao meu foi indescritível”, frisou.

Fotos: Ascom SES
Fotos: Ascom SES
Fotos: Ascom SES
Fotos: Ascom SES
Amanda | Fotos: Ascom SES
Amanda | Fotos: Ascom SES
Juliana | Fotos: Ascom SES
Juliana | Fotos: Ascom SES
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários