

O governo do Estado, por meio da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), vinculada à Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), emitiu duas licenças ambientais que impulsionam importantes empreendimentos na Serra. Em Carlos Barbosa, foi concedida a Licença Prévia e de Instalação para a ampliação de uma planta industrial da Tramontina. Em Gramado, o Grupo Oceanic Atrativos Turísticos S.A recebeu a Licença Prévia e de Instalação Unificadas (LPI) para a construção de um parque com aquário, o Oceanic Gramado.
As autorizações permitem o início imediato das obras, ambas com diretrizes específicas de sustentabilidade e controle ambiental.
Ampliação industrial na Tramontina
A licença emitida para a Tramontina, localizada no bairro Triângulo, em Carlos Barbosa, autoriza a ampliação da unidade voltada à fabricação de artefatos de cutelaria e ferramentas manuais, instalada em área útil de 236.818,10 m², inserida em terreno total de 520.826,46 m², com 107.912,62 m² de área construída e cerca de 2 mil empregados.
A ampliação contempla a implantação de um novo platô e a construção do Pavilhão 10, com 23.365 m², totalizando um acréscimo de 56.957,34 m² de área útil, sem alteração da capacidade produtiva do empreendimento. A Licença Prévia e de Instalação para Alteração (LPIA) autoriza o início imediato das obras de ampliação, devendo a empresa seguir as condições de sua Licença de Operação vigente.
A licença é válida até 28 de outubro de 2030 e estabelece diretrizes específicas para monitoramento geotécnico, manejo de fauna, controle de drenagem e gestão de resíduos sólidos e efluentes. Após a conclusão das obras, deverá ser solicitada à Fepam a Atualização da Licença de Operação, incluindo a ampliação efetivada.
Nova atração em Gramado
O novo empreendimento em Gramado contará com cerca de 9.924 m² de área construída, distribuída em subsolo, térreo e dois pavimentos. O investimento estimado é de R$ 100 milhões, conforme informado pelo CEO do Grupo Oceanic Atrativos Turísticos S.A, Kiko Buerger, em entrevista ao jornal Zero Hora. A partir da emissão da LPI, em outubro de 2025, o grupo está autorizado a iniciar a implantação do projeto.
O parque contará com restaurante temático e estacionamento com capacidade para 600 vagas. A expectativa é de geração de cerca de 200 empregos diretos, entre veterinários, biólogos, oceanógrafos e zootecnistas. O Oceanic Gramado também prevê firmar convênios com universidades gaúchas para o desenvolvimento de projetos e pesquisas científicas no local.
Texto: Ascom Fepam
Edição: Secom
Piauí Semarh inicia projeto itinerante com serviços ambientais em Corrente a partir de segunda (23)
Piauí Piauí abre seleção para plano estadual de combate a incêndios florestais
Meio Ambiente IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 16 a 20 de fevereiro de 2026
Amazonas Ipaam destina motosserras apreendidas para ações da Defesa Civil e do Exército Brasileiro
Meio ambiente Penúltimo boletim de Balneabilidade aponta que 86 dos 96 locais de monitoramento estão próprios para banho
São Sebastião - SP Ninho com 88 filhotes de tartarugas-cabeçudas é encontrado em nova ocorrência na Praia de Paúba
Meio Ambiente Copasa fortalece abastecimento de água em cidades da Zona da Mata mineira
Meio Ambiente Governo de Minas lança edital pioneiro para modernização da gestão da qualidade do ar no estado
Meio Ambiente Pesquisas científicas avançam nos parques estaduais e fortalecem a conservação da biodiversidade em Minas Gerais Mín. 20° Máx. 28°





