

A Secretaria da Cultura (Sedac) anunciou os vencedores do Prêmio Minuano de Literatura 2025 na quarta-feira (12/11), em cerimônia realizada no Auditório Luis Cosme, da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). O destaque da edição foi o romanceA mulher de dois esqueletos, de Julia Dantas, publicado pela editora Dublinense. A obra foi reconhecida na categoria Narrativa Longa e, ainda, recebeu o prêmio Livro do Ano. Os ganhadores de cada uma das seis categorias e o Livro do Ano receberam troféu e R$ 5 mil cada, totalizando R$ 35 mil.
Organizado por meio do Instituto Estadual do Livro (IEL), a premiação é realizada desde 2018, durante a Feira do Livro de Porto Alegre, e valoriza a literatura produzida no Rio Grande do Sul.
Durante a cerimônia de premiação, o primeiro vencedor a ser anunciado foi o da categoria Livro Infantil. O troféu foi paraMeu pai saiu para fazer barcos, de Pablo Morenno e Lumina Pirilampus, publicado pela editora Abacatte Editorial. Na categoria Juvenil, o reconhecimento foi paraAté que o divórcio vos reúna, de Bruna Tessuto e da editora Metamorfose. Também foi premiado o livroO mar enquanto, de Diego Lock Farina, publicado pela editora Contratempo, reconhecido na categoria Poesia. Entre as obras inscritas como Narrativa Curta, o vencedor foiCondições ideais de navegação para iniciantes, de Natalia Borges Polesso, da editora Cia. das Letras.
Na categoria Não Ficção, o escolhido foiA enchente de 24, de autoria de André Malinoski, Marcelo Gonzatto e Rodrigo Lopes, pela editora BesouroBox. A publicação documental também recebeu Menção Honrosa, dedicada pela comissão avaliadora “pelo importante registro de um momento histórico complexo e que ainda repercute na sociedade gaúcha”.
Valorização da cultura e da literatura do RS
O Prêmio Minuano de Literatura se consolidou como um dos mais importantes reconhecimentos da literatura local. Neste ano, o concurso registrou um número expressivo de inscrições, com 334 obras publicadas ao longo de 2024 por autores nascidos ou residentes no Estado.
O secretário-adjunto da Cultura, Fabiam Thomas, saudou a participação e a presença dos autores, editoras e instituições parceiras no prêmio. “Quando nós pensamos na Feira do Livro de Porto Alegre, nós sempre queremos mais atrativos e mais programações, o que evidencia o interesse da nossa população pela literatura, e nós não estamos sozinhos aqui”, afirmou. Ele reconheceu o esforço da Câmara Rio-grandense do Livro, apoiadora do Prêmio Minuano na promoção da Feira. “Obrigado pela grande contribuição que vocês vêm dando à nossa cultura ao longo dos anos, orgulhando nosso Estado através do livro, da leitura e da literatura”, concluiu.

O diretor do IEL, Silvio Bento, afirmou que a edição de 2025 retoma a produção literária do período das enchentes no Estado, com obras muito representativas. Ele destacou, ainda, que participaram do prêmio autores novos e outros já conhecidos e consagrados. “O prêmio consegue abarcar isso, tem uma visibilidade e relevância para os escritores e editoras que participam”, avaliou.
O processo de avaliação das obras foi realizado por comissão especializada, integrada pelos professores, escritores e profissionais do livro, Luis Alberto dos Santos Paz Filho, Maria Eunice Moreira, Nanni Rios, Rafael Gloria, Vera Teixeira de Aguiar e Volnei Canônica.
Categoria Narrativa Longa
Categoria Narrativa Curta
Categoria Poesia
Categoria Infantil
Categoria Juvenil
Categoria Não Ficção
Texto: Carlos Hammes/Ascom Sedac
Edição: Secom
Cultura Curso gratuito de elétrica para cinema vai formar técnicos em oito cidades do Paraná
Amazonas ‘Ressonâncias de 2025’: Amazonas Filarmônica revisita séculos de música em concerto especial no Teatro Amazonas
Cultura Dia do aniversário: Museu Oscar Niemeyer terá atividades especiais em 22 de novembro
Tocantins Com apoio da Secult, Araguatins recebe oficina de escrita criativa
Cultura Data de aniversário: Museu Oscar Niemeyer terá atividades especiais em 22 de novembro
Tocantins Governo do Tocantins busca reconhecimento da Ourivesaria de Natividade como Patrimônio Cultural do Brasil
Piauí Festival da Cruviana incentiva turismo rural em Teresina com atividades dias 21 e 22 de novembro
Piauí Festival da Cruviana incentiva turismo rural em Teresina com programação dias 21 e 22 de novembro
Piauí Festival da Cruviana incentiva turismo rural em Teresina com programação nos dias 21 e 22 de novembro Mín. 19° Máx. 25°





