

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), focado sempre na valorização dos bens culturais do estado, torna público o debate e deliberação do registro da Ourivesaria de Natividade como Patrimônio Cultural do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), nos dias 25 e 26 de novembro, em Brasília/DF.
O reconhecimento da tradição tocantinense será debatido na terça-feira, 25, às 14 horas, durante a reunião pública do Conselho111ª Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, que contará com transmissão ao vivo pelo canal do Iphan noYouTube. O encontro reunirá conselheiros, especialistas e representantes de instituições culturais de todo o país.
Para o superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura da Secult, Antônio Miranda, o momento representa um marco para a valorização e preservação de uma das expressões mais antigas do fazer artesanal tocantinense. “A Ourivesaria de Natividade carrega séculos de história, memória e identidade do nosso povo. Esse reconhecimento nacional é um passo fundamental para fortalecer a preservação desse saber tradicional e para destacar o Tocantins no cenário do patrimônio cultural brasileiro”, destaca.
Consulta pública
O Iphan mantém aberta, até 21 de novembro de 2025, a consulta pública sobre a proposta de registro da Ourivesaria de Natividade como Patrimônio Cultural do Brasil. O objetivo é ampliar a participação da sociedade, permitindo que a população envie opiniões, relatos e informações sobre o bem cultural.
As manifestações podem ser enviadas por e-mail paraconselho.consultivo@iphan.gov.br, por correspondência para o endereço SEPS 702/902, Centro Empresarial Brasília 50, Bloco B, Torre Iphan, 5º Andar, Brasília-DF, CEP 70390-135, ou por meio do Protocolo Digital disponível no site oficial do instituto.
Piauí Teatro Barítono Raimundo Pereira abre matrículas para cursos gratuitos de teatro, violão e forró
Piauí Com reconhecimento de 74 Patrimônios Vivos, Governo do Estado mantém tradições culturais no Piauí
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa de MT e do Centro-Oeste
Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças
Mato Grosso do Sul Agendão: fim de semana tem Rosa de Saron, despedida do Carnaval, aulão de dança e shows sertanejos
Cultura Governo do Estado firma convênios com municípios e apresenta evento estratégico para o desenvolvimento das Missões Mín. 20° Máx. 28°





