Quinta, 13 de Novembro de 2025
25°

Tempo limpo

São Paulo, SP

Anúncio
Cultura Tocantins

Governo do Tocantins busca reconhecimento da Ourivesaria de Natividade como Patrimônio Cultural do Brasil

Pauta será discutida pelo Iphan na 111ª Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, na terça-feira, 25, em Brasília

13/11/2025 às 14h05
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Tradição tocantinense da ourivesaria será tema de deliberação no Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural promovido pelo Iphan - Foto: Simone de Natividade
Tradição tocantinense da ourivesaria será tema de deliberação no Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural promovido pelo Iphan - Foto: Simone de Natividade

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), focado sempre na valorização dos bens culturais do estado, torna público o debate e deliberação do registro da Ourivesaria de Natividade como Patrimônio Cultural do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), nos dias 25 e 26 de novembro, em Brasília/DF.

O reconhecimento da tradição tocantinense será debatido na terça-feira, 25, às 14 horas, durante a reunião pública do Conselho111ª Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, que contará com transmissão ao vivo pelo canal do Iphan noYouTube. O encontro reunirá conselheiros, especialistas e representantes de instituições culturais de todo o país.

Para o superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura da Secult, Antônio Miranda, o momento representa um marco para a valorização e preservação de uma das expressões mais antigas do fazer artesanal tocantinense. “A Ourivesaria de Natividade carrega séculos de história, memória e identidade do nosso povo. Esse reconhecimento nacional é um passo fundamental para fortalecer a preservação desse saber tradicional e para destacar o Tocantins no cenário do patrimônio cultural brasileiro”, destaca.

Consulta pública

O Iphan mantém aberta, até 21 de novembro de 2025, a consulta pública sobre a proposta de registro da Ourivesaria de Natividade como Patrimônio Cultural do Brasil. O objetivo é ampliar a participação da sociedade, permitindo que a população envie opiniões, relatos e informações sobre o bem cultural.

As manifestações podem ser enviadas por e-mail paraconselho.consultivo@iphan.gov.br, por correspondência para o endereço SEPS 702/902, Centro Empresarial Brasília 50, Bloco B, Torre Iphan, 5º Andar, Brasília-DF, CEP 70390-135, ou por meio do Protocolo Digital disponível no site oficial do instituto.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários