

A cidade de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, ganhou um novo atrativo turístico que tem tudo a ver com a importância e a opulência de seus rios. O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta quinta-feira (13) da inauguração do AquaFoz, um dos maiores aquários da América do Sul, que abriga milhares de animais aquáticos, de centenas de espécies diferentes.
Com estrutura de concreto equivalente a um prédio de 20 andares, o empreendimento exigiu alta complexidade técnica e ambiental em sua construção. Ele conta com tanques com até 6 metros de altura, o segundo maior tanque oceânico do Brasil, com 2 milhões de litros d’água, acrílicos de 5 metros de altura e 19 centímetros de espessura, pesando 13 toneladas cada, e reservatórios subterrâneos com 1,27 milhão de litros de água (doce, salgada e de reúso).
O aquário abriga um plantel de aproximadamente 300 espécies e cerca de 10 mil animais, incluindo o surubim-do-Iguaçu, espécie criticamente ameaçada e exclusiva do rio, além de tubarões, raias e o dourado, escolhido como mascote do projeto.
O governador afirmou que o AquaFoz chega em um momento especial para Foz do Iguaçu, consolidando ainda mais a cidade como referência mundial em turismo. “É um motivo de muita alegria, porque Foz vive um momento fantástico no turismo, que é a grande vocação dessa cidade, não só para turistas do Brasil, mas de todo o mundo. Estamos recebendo grandes investimentos em hotelaria e agora esse aquário, inspirado no do Rio de Janeiro e seguindo padrões internacionais, chega como mais um importante atrativo turístico”, destacou.
Ratinho Junior lembrou que o Estado tem trabalhado de forma integrada para fortalecer o setor. “Recentemente tivemos a homologação da ampliação da pista do Aeroporto de Foz do Iguaçu e estamos em conversas para novas rotas internacionais e intercontinentais. Mas, acima de tudo, o AquaFoz representa geração de emprego e renda, faz com que o turista permaneça mais tempo na cidade, consuma no comércio e movimente o setor hoteleiro”, afirmou.
Ele também mencionou outros projetos estratégicos em andamento. “O aquário se soma a uma série de investimentos, como o Centre Pompidou Paraná , cujo projeto será concluído agora em novembro, para que logo em seguida possamos iniciar a licitação e transformar esse grande complexo em mais um presente para Foz e para todos os paranaenses”, completou o governador.
O empreendimento, em frente ao Parque Nacional do Iguaçu, é do Grupo Cataratas, responsável pela administração do parque e de outros atrativos voltados ao turismo sustentável, incluindo o AquaRio, no Rio de Janeiro, e o Marco das Três Fronteiras, também em Foz. O investimento foi de R$ 140 milhões no novo aquário, que deve gerar cerca de 400 empregos diretos e indiretos já em seu primeiro ano de funcionamento.
O CEO do Grupo Cataratas, Pablo Morbis, reforça que o AquaFoz é mais do que um atrativo turístico: é um legado ambiental e científico para o Estado. “É uma grande alegria para nós. O AquaFoz é um presente para Foz do Iguaçu e um novo atrativo que vai enriquecer a experiência dos visitantes, aumentar o tempo de permanência na cidade e, principalmente, fortalecer a conservação da biodiversidade”, afirmou.
Morbis ressalta que o espaço será uma ponte entre a ciência e o público. “Ele nasce como um centro de conservação com portas abertas para a academia, para o desenvolvimento de pesquisas e para a educação ambiental das nossas crianças. Mais do que mostrar peixes, ele conta uma linda história sobre a vida nos rios Iguaçu e Paraná e sobre como tudo está conectado: rios, oceanos, biodiversidade e cidades fazem parte de um mesmo ecossistema. É essa mensagem que queremos transmitir”, completou.
Para o secretário do Turismo, Leonaldo Paranhos, o espaço vai fortalecer o turismo da cidade. “A cidade de Foz é a âncora do turismo do Paraná. Todos os números mostram que Foz do Iguaçu é a porta de entrada do Estado para turistas brasileiros e internacionais. Cada nova ação consolida ainda mais o turismo local”, afirmou.
Já o prefeito de Foz, Joaquim Silva e Luna, destacou que o novo aquário representa um gesto de confiança na cidade e mais uma oportunidade para fortalecer o turismo local. “O AquaFoz é um certificado de confiança em Foz do Iguaçu. É um investimento diferente, que oferece uma nova experiência ao visitante e aumenta o tempo de permanência na cidade, impactando positivamente toda a economia local”, afirmou.
EDUCAÇÃO E TURISMO– O AquaFoz tem a proposta de inspirar a conservação da vida aquática, conectando biodiversidade, ciência, educação e turismo sustentável. O espaço vai funcionar também como um centro de pesquisa, educação e conservação dedicado a proteger a vida dos rios Iguaçu e Paraná até o oceano.
O conceito central passa por uma “Jornada pelas Águas”, que conduz o visitante do ambiente dos rios da região até o oceano, revelando a interdependência entre ecossistemas de água doce e salgada. O circuito tem 750 metros de extensão, em três pavimentos, reproduzindo o caminho das águas: iniciando pelo Rio Iguaçu, passando pelo Rio Paraná, pela Floresta Alagada até chegar ao Oceano.
Ele conta com ambientes temáticos do Alto, Médio e Baixo Iguaçu, Floresta Alagada, Amazônia e Oceano. Nesse circuito, é possível ver peixes de água doce e salgada, raias, tubarões, cavalos-marinhos e também espécies endêmicas e ameaçadas, como o Surubim-do-Iguaçu, peixe que só existe em Foz do Iguaçu e é foco de um projeto de conservação em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Para o biólogo marinho e diretor técnico do Grupo Cataratas, Rafael Franco, o AquaFoz é inaugurado com uma missão clara de despertar a consciência ambiental. “O AquaFoz já surge com o propósito de educação, pesquisa e conservação. Estamos inseridos diretamente ao lado do Parque Nacional do Iguaçu, e o verdadeiro objetivo é contar a história da biodiversidade dos rios Iguaçu e Paraná. O Rio Iguaçu é único: 70% das suas espécies são endêmicas, ou seja, só existem aqui”, explicou.
Ele destaca que o espaço vai muito além da contemplação. “Quem nos visita conhece toda essa biodiversidade, desde os rios até o encontro com o mar, que encerra a visita no grande tanque oceânico com 2,3 milhões de litros de água salgada. É um empreendimento que nasce com o foco em educação ambiental, conservação e pesquisa científica. Já temos parcerias com universidades e instituições de pesquisa”, detalhou.
O espaço também conta com parcerias científicas com a Itaipu Binacional, Fiocruz, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), entre outras. E sua ligação com o AquaRio permite transferência de conhecimento, tecnologia e espécies, fortalecendo a rede de pesquisa aquática nacional.
ESPAÇO DAS AMÉRICAS– No mesmo evento, o governador Ratinho Junior entregou à diretoria do Grupo Cataratas a licença ambiental para revitalização do Espaço das Américas, localizado no Marco das Três Fronteiras, ponto de encontro entre Brasil, Argentina e Paraguai.
O Espaço das Américas representa um dos marcos mais simbólicos da integração latino-americana. Inaugurado em 1997 pelo Governo do Paraná como fórum para debates sobre desenvolvimento e integração regional, o local encontra-se desativado há mais de uma década e será agora revitalizado como um novo centro turístico, cultural e gastronômico da tríplice fronteira.
A revitalização do complexo está sob responsabilidade do Grupo Cataratas, atual concessionário do Marco das Três Fronteiras e vencedor de licitação pública municipal. O projeto contempla reforma estrutural e arquitetônica, preservando a identidade original do edifício e incorporando elevadores panorâmicos, rampas acessíveis e passarelas que ligarão os diferentes níveis do terreno.
Serão criadas áreas voltadas à convivência, gastronomia e exposições culturais, com ênfase na valorização das identidades nacionais e do patrimônio histórico das Américas.
No campo ambiental, o projeto observa integralmente as diretrizes do Instituto Água e Terra (IAT), órgão responsável pela emissão da licença ambiental. As intervenções priorizam a sustentabilidade, utilizando elevadores hidráulicos de baixo consumo, estruturas suspensas que preservam a topografia e garantem livre circulação da fauna e manutenção da vegetação nativa.
O Governo do Estado será parceiro estratégico da iniciativa, reforçando seu protagonismo na integração latino-americana e na promoção do desenvolvimento sustentável, consolidando Foz do Iguaçu como capital simbólica da integração das Américas.
Serviço do Aquário:
Endereço: Av. das Cataratas – BR, KM 18 | Foz do Iguaçu – PR
Funcionamento: todos os dias, das 9h às 18h30 (última entrada às 17h)
Os ingressos podem ser adquiridos no site aquafoz.com.br .
PRESENÇAS– Participaram da inauguração o vice-governador Darci Piana; os secretários estaduais das Cidades, Guto Silva; do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca; e da Agricultura e do Abastecimento, Marcio Nunes; os diretores-presidentes do Viaje Paraná, Irapuan Cortes; da Invest Paraná, Eduardo Bekin; da Sanepar, Wilson Bley Lipski; do Instituto Água e Terra (IAT), Everton Souza; e do DER/PR, Fernando Furiatti; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; e o deputado federal Vermelho.
São Sebastião - SP Orquestra Sinfônica POP Arte Viva e Maestro Amilson Godoy convidam Mariana Aydar em Concerto gratuito em São Sebastião
Turismo Novo atrativo: Foz do Iguaçu ganha um dos maiores aquários da América do Sul
São Sebastião - SP Festival Italiano de São Sebastião 2025 em dose dupla recebe atração internacional neste fim de semana
Mato Grosso do Sul Bioparque Pantanal funcionará em horário especial durante os feriados de novembro
Mato Grosso do Sul Ecoturismo, aventura e biodiversidade são destaques em estratégia para incentivar turismo internacional em MS
Piauí Governo do Piauí consolida parceria com a Embratur para promoção internacional do turismo estadual Mín. 17° Máx. 28°





