

Dirigentes e representantes de oito instituições de ensino e capacitação com atuação no estado estiveram reunidos com o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Danilo Serpa, na manhã desta quinta-feira (13), em Fortaleza. O encontro teve o objetivo de iniciar um trabalho de construção de um modelo de pesquisa, desenvolvimento e inovação para o Polo Automotivo do Ceará, primeira planta multimarcas do Brasil.
Na ocasião, o presidente da Adece, responsável pela gerência operacional do Polo, apresentou detalhes do equipamento, bem como ações já estruturadas e os próximos passos do projeto.
“A ideia foi fazer uma provocação a essas instituições para que todos possam pensar juntos sobre o que podemos trazer de melhor para o Polo Automotivo do Ceará. Queremos unir esforços para que não haja sombreamentos e sim uma soma de soluções para caminharmos juntos e na mesma direção”, avalia Danilo.
Ainda de acordo com Danilo Serpa, o encontro foi apenas o primeiro de uma série de outros previstos. Os próximos passos consistem em reuniões individuais com cada instituição no intuito de ouvir e dialogar de maneira mais aprofundada.
“Demos um prazo para que cada uma delas possa nos trazer contribuições ao desenvolvimento do Polo Automotivo. Algumas delas já estão em contato conosco desde o início do projeto, mas entendemos que todas elas têm muito a agregar”, completa Serpa.

Estiveram presentes representantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE); Universidade Federal do Ceará (UFC); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará (SENAI-CE); Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP); Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (NUTEC), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Sebrae Ceará e Banco do Nordeste (BNB).
O presidente e técnicos da Adece realizaram visitas a diferentes instituições em estados como Espírito Santo, São Paulo e Pernambuco. As missões visam conhecer práticas de pesquisa, desenvolvimento, inovação e capacitação.
Com investimento inicial de R$ 400 milhões, a Planta Automotiva do Ceará (Pace), tem como investidora âncora a Comexport, maior empresa de comércio exterior e supply chain do Brasil. Marcas como Mercedes-Benz, Honda, BYD, GWM, Renault, Ford, Volvo, GM, Toyota, Higer, Chery, Volkswagen e Porsche atuam no Brasil por meio da Comexport.
Primeira planta multimarcas do segmento no Brasil, a Pace prevê a geração de até 9 mil empregos. O modelo já é praticado com sucesso em países como o México, Uruguai, África do Sul, Tailândia e Holanda.
Em setembro de 2025, a General Motors foi a primeira marca a anunciar produção na Pace. O Chevrolet Spark foi o modelo 100% elétrico escolhido para dar início às operações da marca em solo cearense.
Acre Fórum Perinatal do Hospital da Mulher e da Criança do Juruá reforça compromisso com a vida e com a qualidade da assistência materno-infantil
Bahia Secretaria da reforça apoio e acolhimento a estudantes no segundo dia do Enem
Acre Em Brasília, Segurança Pública promove alinhamento técnico sobre o Disque-Denúncia
UEPG Nos bastidores: Vavá, o servidor que há 30 anos ilumina o Fenata
UEPG HU-UEPG promove capacitação lúdica para colaboradores
Marabá - PA Novembro Azul: USF Demósthenes Azevedo realiza Dia D com atendimentos médicos e exames
Piauí Estudantes visitam Centro de Referência Raimundo Pereira e conhecem ações voltadas à diversidade e inclusão
Acre Segurança Pública segue com operação Sejusp em Ação no município de Feijó
Bahia Pavilhão do Governo da Bahia movimentará a Fenagro 2025 com inovação, sustentabilidade e serviços à população Mín. 19° Máx. 25°





