

O espetáculo une dança, música e memória afetiva para celebrar as tradições e a identidade cultural da Amazônia

FOTO: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Nesta sexta-feira (14/11), às 20h, o Teatro Amazonas será palco do espetáculo Rede de Memórias, uma produção do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, em parceria com o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A apresentação é gratuita e convida o público a uma viagem afetiva pelas tradições e lembranças da cultura amazônica.
O espetáculo propõe uma imersão poética nos tempos simples, em que a convivência, as histórias e os saberes regionais despertam saudade e afeto. Por meio de dança, música e narrativas. Rede de Memórias celebra elementos que fazem parte do cotidiano amazônico, como as lendas, a culinária, o lazer e os dialetos, interligando memórias e gerações.
A montagem é resultado de uma pesquisa artística e pedagógica desenvolvida com alunos das turmas de Formação em Dança I e Dança II, além dos cursos infantis de Jazz I e Danças Urbanas, e dos grupos artísticos Balé Jovem Cláudio Santoro e Orquestra de Repertório Popular.


As coreografias são assinadas por Diogo Diniz, Eduardo Amaral, Elisandra Magalhães, Ingrid Oliveira, Nayara Faba, Layane Conde e Rebeca Santana, embaladas por uma trilha sonora diversa e emotiva, com arranjos do maestro Armstrong Jr. e a participação especial do violinista Diego Alessandro.
Com base em histórias reais coletadas durante o processo criativo, Rede de Memórias propõe um encontro entre o passado e o presente, valorizando as raízes culturais da região e reforçando o poder da arte como forma de preservar e celebrar a identidade amazônica.
O músico Lucas Bezerra, flautista e integrante da Orquestra de Repertório Popular do Liceu, compartilha o entusiasmo com a preparação do espetáculo. “Estamos nos preparando bem, estou com uma expectativa bem grande. As coisas estão lindas, os preparos maravilhosos, o repertório impecável. Vai ser um espetáculo bem produzido”, destacou o artista.
Cultura Curso gratuito de elétrica para cinema vai formar técnicos em oito cidades do Paraná
Amazonas ‘Ressonâncias de 2025’: Amazonas Filarmônica revisita séculos de música em concerto especial no Teatro Amazonas
Cultura Dia do aniversário: Museu Oscar Niemeyer terá atividades especiais em 22 de novembro
Tocantins Com apoio da Secult, Araguatins recebe oficina de escrita criativa
Cultura Data de aniversário: Museu Oscar Niemeyer terá atividades especiais em 22 de novembro
Tocantins Governo do Tocantins busca reconhecimento da Ourivesaria de Natividade como Patrimônio Cultural do Brasil
Piauí Festival da Cruviana incentiva turismo rural em Teresina com atividades dias 21 e 22 de novembro
Piauí Festival da Cruviana incentiva turismo rural em Teresina com programação dias 21 e 22 de novembro
Cultura Secretaria da Cultura revela na Feira do Livro de Porto Alegre os vencedores do Prêmio Minuano de Literatura 2025 Mín. 19° Máx. 25°





