

O cuidado começa antes do nascimento e foi com esse propósito que o Hospital da Mulher e da Criança do Juruá deu início, nesta quarta-feira, 13, ao 1º Fórum Perinatal, um encontro dedicado à atualização científica e ao fortalecimento das práticas de cuidado com gestantes e recém-nascidos de todo o Vale do Juruá.
Com o tema “Restrição de Crescimento Intrauterino e Desfechos Neonatais do Vale do Juruá”, o evento integra a programação da Semana da Prematuridade e reuniu profissionais da maternidade, estudantes e parceiros da rede de saúde em um espaço de aprendizado, reflexão e troca de experiências.

A coordenadora regional de Saúde do Juruá, Diani Carvalho, destacou que o Fórum Perinatal está alinhado às diretrizes do Ministério da Saúde e à Rede Aline, que propõem estratégias para o enfrentamento dos desafios relacionados à mortalidade materna e infantil no país.
“O Fórum Perinatal faz parte do escopo do Ministério da Saúde, da Rede Aline, e visa estabelecer estratégias para reduzir os indicadores da mortalidade materno-infantil. Nós, do Estado, estamos trazendo esse momento com o intuito de reformular estratégias e debater novos fluxos, para que possamos avançar ainda mais na qualidade da assistência”, enfatizou.

Igle Monte, gerente geral do Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, reforçou a importância do evento dentro da Semana da Prematuridade e destacou o significado do Novembro Roxo.
“O Novembro Roxo é muito significativo para nós. Esse fórum é de suma importância, pois os palestrantes são nossos próprios especialistas profissionais que se capacitaram ao longo do ano e hoje compartilham conhecimento com os colegas. O evento é um espaço técnico, criado especialmente para a equipe da maternidade, mas abrimos vagas para estudantes e parceiros da área da saúde, já que também somos campo de estágio. É um momento de atualização e de reafirmação do nosso compromisso com o cuidado e com a vida”, destacou a gerente-geral do Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, Igle Monte. Ela pontuou, também, que esta é uma oportunidade de valorizar o trabalho das equipes e fortalecer o compromisso com o aprendizado contínuo.

Com sensibilidade e experiência, a doula e consultora em amamentação Yana Melo compartilhou um testemunho emocionante sobre o papel do acolhimento no enfrentamento da prematuridade algo que ela viveu de perto.
“Os principais desafios estão na falta de conhecimento das gestantes. Como doula, nosso papel é oferecer suporte, preparar e empoderar essas mulheres para viverem o parto de forma mais consciente e confiante. Como mãe de um bebê prematuro, digo às mães que passem por isso para terem paciência, autocontrole e fé. Aqui em Cruzeiro do Sul temos uma equipe excelente. Eu sou prova viva do cuidado e da dedicação de todos. Eles tratam cada bebê com muito carinho, e isso faz toda diferença”, relatou emocionada.
Mais do que um evento científico, o 1º Fórum Perinatal do Hospital da Mulher e da Criança do Juruá representa a reafirmação de um compromisso que se renova a cada nascimento: garantir cuidado, segurança e amor desde os primeiros instantes de vida.
The post Fórum Perinatal do Hospital da Mulher e da Criança do Juruá reforça compromisso com a vida e com a qualidade da assistência materno-infantil appeared first on Noticias do Acre .
Vice-governador Em São Paulo, Gabriel Souza participa de lançamento da próxima edição do South Summit Brazil
Acre Exemplo de governança verde multinível marca participação do Acre em evento paralelo à COP30
Capital Rommeo Amin propõe Programa “Armazém Solidário”
Capital Câmara concede título de Cidadão Ludovicense ao pastor Linoelson Silveira Mota
Cidades Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico está com inscrições abertas para Workshop: Gestão de Fluxo de Caixa
Acre Governadora em exercício Mailza nomeia novos membros do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência para o biênio 2025-2027
Acre Em um ano, Acre mantém saldo positivo na variação de volume de vendas do comércio varejista
Segurança Pública Indicadores de outubro apontam queda na criminalidade e reforçam a tendência de 2025 como o ano mais seguro no RS
Sergipe Governo de Sergipe e Prefeitura de Aracaju alinham ações para fortalecer o turismo e alinhar o calendário de eventos Mín. 19° Máx. 25°





