

O Paraná registrou um crescimento de 2,5% no setor de serviços em 2025 (acumulado de janeiro a setembro, no comparativo com o mesmo período de 2024). O turismo, que faz parte desse segmento, cresceu 5,8%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta semana.
O Paraná registrou expansão em todos os segmentos, com destaque para serviços prestados à família (4,6%), como escolas de inglês e alimentação, serviços profissionais e administrativos (3,4%), como publicidade e marketing e serviços jurídicos, e serviços de transporte (2,2%), como ônibus urbano e intermunicipal, e táxi e transporte por aplicativo.
O Paraná também acumula oito meses seguidos com resultados positivos no setor de serviços acima da mesma base comparativo de 2024. Em fevereiro, o setor evoluiu 4,6% (comparativo com fevereiro de 2024), e desde então o crescimento é perene: 1,9% em março, 1,3% em abril, 3,9% em maio, 2,5% em junho, 5,3% em julho, 2,9% em agosto e 1,5% em setembro.
TURISMO– No turismo, o volume das atividades também registrou evolução positiva nos últimos meses, com destaque para maio (11,4%), junho (7%), julho (6,6%) e agora setembro (5,6%), dentro da mesma regra de análise com o mesmo mês do ano passado, o que indica forte movimentação de visitantes e aumento na demanda por serviços ligados ao turismo.
A receita nominal do turismo paranaense apresentou avanço contínuo ao longo dos meses analisados. Em abriu, o crescimento foi de 10,6%, seguido por 13,4% em maio, 13,1% em junho, 11,1% em julho e agora 9,9% em setembro.
A manutenção do crescimento ao longo de 2025 reforça a resiliência do turismo paranaense, resultado de políticas públicas voltadas à infraestrutura, qualificação profissional e promoção integrada dos destinos turísticos. O estado vem se destacando pela diversificação da oferta e pela capacidade de atrair visitantes durante todo o ano.
“O Paraná tem demonstrado que o turismo não apenas se recuperou, mas vem se consolidando de forma sustentável. Os números da PMS confirmam que nossos esforços em estruturação, promoção e capacitação estão dando resultado, tornando o estado cada vez mais competitivo e atrativo para visitantes de todo o país”, afirmou o secretário de Estado do Turismo, Leonaldo Paranhos.
Com a chegada do verão e o aumento do calendário de eventos regionais, a tendência é de continuidade do crescimento em receita e volume de atividades. A Secretaria de Estado do Turismo (Setu) aposta na interiorização do turismo, na integração entre os destinos e na qualificação dos serviços como pilares para garantir o desenvolvimento sustentável e ampliar o número de visitantes.
Polícia Civil - MS Polícia Civil prende mandante e executor de homicídio em Dourados
Acre Educação do Acre recebe premiações durante 7º Fórum Estadual Étnico-Racial
Piauí Missão do projeto Piauí: Pilares de Crescimento e Inclusão fortalece diálogo com associações no litoral
Caruaru - PE Projeto Voos da Imaginação promove incentivo a leitura para estudantes das Escolas em Tempo Integral do município
São Paulo Copinhas de vôlei, handebol e basquete movimentam interior do estado de SP
Infraestrutura... Duplicação em concreto da PRC-466 entre Guarapuava e Palmeirinha chega a 73% Mín. 17° Máx. 28°





