

Os investimentos do Governo do Estado têm contribuído para a redução do tempo de espera por cirurgias eletivas e para a melhoria da assistência hospitalar nas 12 regiões de saúde do Piauí. Com isso, a rede estadual amplia a resolutividade dos atendimentos, descentraliza serviços e garante acesso mais rápido aos procedimentos — que hoje registram uma média de 50 dias de espera por uma cirurgia eletiva.
Em Bom Jesus, por exemplo, o Hospital Regional Manoel de Sousa Santos alcançou uma média de 38,78 dias de espera para a realização de cirurgias eletivas. A agilidade no atendimento tem transformado a vida de muitos pacientes, como a da enfermeira Shayene Barbosa Castro, que passou por uma histerectomia, em julho deste ano, menos de 40 dias após ser incluída no sistema de regulação estadual.
“Eu sentia muito incômodo, dores nas pernas, cólicas e sangramentos. Após os exames, o médico indicou a histerectomia. Logo, fui encaminhada para a regulação e, para minha surpresa, não precisei esperar muito pela cirurgia”, relata Shayene.

Além da rapidez no procedimento, ela destaca a importância de poder realizar a cirurgia no próprio município, sem gastos extras. “Antes, essa cirurgia não era feita aqui. As pessoas precisavam viajar para outras cidades ou recorrer ao setor privado. Hoje, ter acesso a um procedimento desse porte, de forma gratuita e com uma equipe que realmente se importa com o paciente, é motivo de muita gratidão”, afirma.
Casos como o de Shayene refletem o compromisso da Sesapi em oferecer um sistema de saúde pública mais eficiente, humanizado e próximo das pessoas.
“O nosso objetivo é seguir ampliando a resolutividade e a qualidade da assistência na rede hospitalar. Reduzir o tempo de espera por cirurgias significa salvar vidas e devolver qualidade de vida aos piauienses — e é isso que continuamos buscando todos os dias”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz Soares.
Hoje, Shayene comemora uma nova fase. “Depois da cirurgia, me sinto ótima. Todos aqueles sintomas desapareceram e minha vida ganhou mais leveza e qualidade. O atendimento foi um sucesso em todos os aspectos”, conclui.

Saúde Sobrecarga médica reacende debate sobre direitos
Sergipe Refis possibilita renegociação de débitos de IPVA e ITCMD com condições especiais
Cuiabá - MT Prefeitura lança pesquisa de satisfação para pacientes em UPAs e Policlínicas
Cuiabá - MT Cuiabá registra queda de 66% nos casos de Covid-19 e reforça importância da vacinação
Tocantins No Dia Mundial de Combate ao Diabetes, SES-TO reforça orientações à população sobre prevenção e cuidados com a doença
Saúde Secretaria da Saúde investe em capacitações constantes para atendimentos em emergências Mín. 17° Máx. 28°





