

Avançando ainda mais no cenário dos cuidados psicológicos e psiquiátricos da população, a Prefeitura de Alagoinhas entregou, na manhã desta sexta-feira, 14, o “Ambulatório de Saúde Mental GCM Luciano da Silva Ribeiro”, que funcionará das 7h às 17h, na Rua Professora Arlinda Robato Campos, 172, bairro Parque Verde (antiga Rua das Acácias). O evento de inauguração também marcou a implantação do Núcleo Intersetorial de Valorização da Vida (Nivavi), destinado ao combate ao suicídio.
A partir de agora, os pacientes que antes eram atendidos dentro da Policlínica Municipal passarão a ter acompanhamento em um local amplo, bem equipado para atendimento de psiquiatria e psicologia infantojuvenil e adulta, neuropsicopedagogia, assistência social, acolhimento e triagem para pacientes de grupos terapêuticos.
“É uma entrega especial, com um espaço completo, onde teremos mais de 30 profissionais que irão atuar aqui, nas áreas destinadas ao atendimento às questões da saúde mental. Estamos reforçando o cenário do cuidado com a saúde mental de nossa cidade. É uma ação muito importante, onde a gente atinge um público extremamente necessitado das intervenções da Prefeitura”, pontuou o prefeito Gustavo Carmo.
Acompanhando a inauguração, o secretário de Saúde de Alagoinhas, Virgínio Pereira, enalteceu o empenho de toda a equipe da Rede Municipal de Saúde para a intensificação do cuidado com a saúde mental. “Estamos felizes que, em apenas 11 meses, já foram várias entregas que pudemos oportunizar à população, o que coloca Alagoinhas como referência nessa região. Sabemos que as patologias associadas à saúde mental, hoje, representam uma das principais causas de adoecimento na sociedade moderna em todo o mundo. Estamos entregando um espaço público, com equipe completa. Quero parabenizar todo o esforço dos funcionários da Secretaria de Saúde, que estiveram envolvidos nessas ações, bem como a colaboração e participação de toda a Prefeitura na entrega desse importante projeto à nossa sociedade”, disse.
O coordenador de Saúde Mental de Alagoinhas, Moacir Lira, enfatizou que a função do ambulatório é ampliar o acesso da população. “A ideia é trazermos esses pacientes para um espaço mais qualificado, independente, onde teremos atendimentos específicos. Desta forma, estamos qualificando mais um equipamento da Rede de Atenção Psicossocial de Alagoinhas, assegurando um atendimento referencial, tanto para demanda espontânea quanto para as triagens de pacientes que são encaminhados pela Atenção Básica, pelo Hospital Dantas Bião e pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III Tom Brasil)”, informou.
Emocionados, os familiares de Luciano da Silva Ribeiro, servidor da Guarda Municipal que dá nome ao ambulatório, agradeceram pela homenagem recebida. “Luciano não nasceu em Alagoinhas, nós viemos pra cá há 24 anos, por conta do trabalho dele, e quando ele faleceu, nós, os familiares, optamos por ele ser enterrado aqui na cidade. Já sabíamos que ele era muito querido, e durante o processo de doença dele recebemos o apoio da cidade inteira. Essa homenagem é a demonstração desse carinho e respeito por ele e nós ficamos muito agradecidos”, disse a viúva, Luísa Maria de Jesus Ribeiro, que estava acompanhada do filho, Antony Expedito de Jesus Ribeiro, e do irmão de Luciano, Francisco José Silva Ribeiro.
Nivavi
O Núcleo Intersetorial de Valorização da Vida (Nivavi), que está acoplado dentro do ambulatório, é um instrumento de auxílio aos pacientes que necessitam de acompanhamento e acolhimento no combate ao suicídio. Será o primeiro espaço da macrorregião de Alagoinhas com essa função específica, contando com profissionais qualificados para o tema.
“Temos profissionais especializados e, ao mesmo tempo, estamos treinando toda a nossa Rede de Saúde, pelas suas portas de entrada: Hospital Doutor Bião, UPA e Unidades Básicas de Saúde, para que tenham pessoas qualificadas que possam reconhecer situações de risco. Além disso, também estamos fazendo uma parceria com a Secretaria de Educação, no intuito de formar professores e alunos jovens, para que possam reconhecer possíveis tendências suicidas e busquem o apoio do Nivavi”, informou o prefeito Gustavo Carmo.
A vereadora Jaldice Nunes, que destinou emenda para a criação do Nivavi, reiterou a importância de um local especializado para a população, no tocante ao fortalecimento das ações de combate ao suicídio. “Destinamos uma emenda de 72 mil reais este ano para a criação do Nivavi porque entendemos que a saúde mental não é mais algo clichê, sendo que hoje sabemos que, se a pessoa não estiver bem da mente, provavelmente não estará bem do físico. Esse equipamento público chega para ocupar uma lacuna que existia em nosso município”, concluiu a vereadora.
Rio Preto - SP Confira o que abre e fecha no feriado da Proclamação da República
Parintins - AM Natação bate recorde de participantes no 40° Jogos Escolares de Parintins
Rio Preto - SP 1º Open Brasileiro de Karatê movimenta 19 de Março neste fim de semana
Sorriso - MT Feirantes de Sorriso recebem treinamento em produtos e soluções financeiras
Parintins - AM Prefeitura de Parintins e INCRA realizam ação do programa Desenrola Brasil, voltada aos produtores rurais
Palmas - TO Guarda Metropolitana de Palmas prende em flagrante suspeito de tentativa de homicídio no Santa Fé I
Araçatuba - SP Espetáculo “Nzinga” conta história de rainha angolana no Teatro Castro Alves neste sábado
Feira de Santana-BA Com 221 novas empresas por mês, Feira de Santana se consolida como capital do empreendedorismo baiano
Iúna - ES Câmara Municipal convoca vereadores para a 32ª Sessão Ordinária Mín. 17° Máx. 28°





