

Representantes das quatro maiores instituições públicas de ensino e pesquisa do Piauí se reuniram com o secretário do Planejamento do Estado, Washington Bonfim, para tratar sobre editais voltados à criação dos Núcleos de Inteligência Territorial (NIT). A primeira fase do projeto, que selecionará propostas para a criação dos quatro primeiros Núcleos, será lançado em dezembro deste ano. Estavam presentes, na reunião, representantes da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), do Instituto Federal do Piauí (IFPI), da Universidade Federal Delta do Parnaíba (UFDPAR) e da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
De acordo com o secretário de Planejamento, Washington Bonfim, nesta primeira fase serão contemplados quatro territórios. “Cada território possui potencialidades e focos de desenvolvimento específicos e os projetos que serão avaliados e selecionados deverão considerar essas características. Estamos trabalhando de forma integrada e esta reunião com as principais instituições de ensino superior do estado marca o ponto de partida para a divulgação e incentivo aos editais que serão abertos em breve”, explicou o secretário.
Com objetivo de fortalecer a pesquisa aplicada junto aos territórios do Piauí, o edital está sendo feito por meio do Centro de Inteligência em Economia e Estratégia Territorial (CIET), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi).
“Esse é o primeiro edital com caráter de fomento a pesquisa aplicada voltada para o território e criando o fortalecimento de uma rede entre diferentes pesquisadores e instituições, com foco de gerar produtos tecnológicos de soluções para os territórios”, explica a diretora de Planejamento e Inteligência Territorial da Seplan, Bruna Iwata.
Ao todo, deverão ser investidos mais de R$ 3 milhões em bolsas e custeio dos projetos, com recursos provenientes da Fapepi e do Tesouro Estadual. “O encontro foi um passo decisivo para o fortalecimento da pesquisa aplicada no Piauí. Reunimos instituições fundamentais, todas alinhadas em um mesmo propósito: aproximar a produção científica das necessidades reais dos territórios”, afirmou Xavier Neto, diretor presidente da FAPEPI.
O principal propósito da iniciativa é assegurar soluções técnico tecnológicas para alavancar potencialidades econômicas nos territórios, promovendo a integração entre instituições de ensino superior locais, estudantes, centros de pesquisa, agências de fomento, empresas junto ao Estado do Piauí.

Legislativo - MT Após indicações, Diego Guimaraes participa de entregas do governo
Cidades Semdes inicia implantação do Sisteminha da Embrapa nas hortas comunitários de Vitória da Conquista
Piauí Piauí encerra participação no Web Summit Lisboa com reconhecimento internacional
Acre Comunicado sobre atendimentos da Cageacre
Cidades Vitória da Conquista é selecionada como cidade experimental na implementação do Sisteminha da Embrapa
Cidades Suas na Comunidade: moradores dos residenciais Acácia, Jacarandá, Jequitibá e Flamboyant são atendidos neste sábado, 15
Acre Extrativistas, indígenas, artesãs e agricultores do Acre ganham protagonismo global com resultados do Sisa e do Programa REM na COP30
Bahia Governo do Estado construirá galpão para triagem de resíduos recicláveis em Cajazeiras X
Piauí Sedec forma Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil em Caxingó e Luís Correia Mín. 17° Máx. 28°





