Sexta, 14 de Novembro de 2025
22°

Tempo limpo

São Paulo, SP

Anúncio
Geral Piauí

Governo lançará edital inédito para pesquisa aplicada nos territórios criando Núcleos de Inteligência Territorial

Representantes das quatro maiores instituições públicas de ensino e pesquisa do Piauí se reuniram com o secretário do Planejamento do Estado, Washi...

14/11/2025 às 16h33
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Representantes das quatro maiores instituições públicas de ensino e pesquisa do Piauí se reuniram com o secretário do Planejamento do Estado, Washington Bonfim, para tratar sobre editais voltados à criação dos Núcleos de Inteligência Territorial (NIT). A primeira fase do projeto, que selecionará propostas para a criação dos quatro primeiros Núcleos, será lançado em dezembro deste ano. Estavam presentes, na reunião, representantes da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), do Instituto Federal do Piauí (IFPI), da Universidade Federal Delta do Parnaíba (UFDPAR) e da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

De acordo com o secretário de Planejamento, Washington Bonfim, nesta primeira fase serão contemplados quatro territórios. “Cada território possui potencialidades e focos de desenvolvimento específicos e os projetos que serão avaliados e selecionados deverão considerar essas características. Estamos trabalhando de forma integrada e esta reunião com as principais instituições de ensino superior do estado marca o ponto de partida para a divulgação e incentivo aos editais que serão abertos em breve”, explicou o secretário.

Com objetivo de fortalecer a pesquisa aplicada junto aos territórios do Piauí, o edital está sendo feito por meio do Centro de Inteligência em Economia e Estratégia Territorial (CIET), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi).

“Esse é o primeiro edital com caráter de fomento a pesquisa aplicada voltada para o território e criando o fortalecimento de uma rede entre diferentes pesquisadores e instituições, com foco de gerar produtos tecnológicos de soluções para os territórios”, explica a diretora de Planejamento e Inteligência Territorial da Seplan, Bruna Iwata.

Ao todo, deverão ser investidos mais de R$ 3 milhões em bolsas e custeio dos projetos, com recursos provenientes da Fapepi e do Tesouro Estadual. “O encontro foi um passo decisivo para o fortalecimento da pesquisa aplicada no Piauí. Reunimos instituições fundamentais, todas alinhadas em um mesmo propósito: aproximar a produção científica das necessidades reais dos territórios”, afirmou Xavier Neto, diretor presidente da FAPEPI.

O principal propósito da iniciativa é assegurar soluções técnico tecnológicas para alavancar potencialidades econômicas nos territórios, promovendo a integração entre instituições de ensino superior locais, estudantes, centros de pesquisa, agências de fomento, empresas junto ao Estado do Piauí.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários