

Um dos principais temas da COP30, a transição energética já é uma realidade em curso na Bahia. Até 1º de janeiro de 2026, 95% da energia consumida pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) será proveniente de fontes renováveis, como solar e eólica, resultado direto das metas do Programa de Energia Renovável da companhia. A ação integra a política de incentivo à transição energética do Governo da Bahia, apresentada pelo governador Jerônimo Rodrigues na última segunda-feira (10) na COP30 em Belém.
O avanço da Embasa reforça o protagonismo da Bahia nas discussões sobre energia limpa e mudanças climáticas, temas centrais da COP30, realizada em Belém, em 2025. Em setembro de 2025, a empresa contratou 63 megawatts médios (MWm) de energia renovável certificada, substituindo contratos de energia convencional. A partir de janeiro de 2026, essa energia será adquirida no mercado livre, garantindo maior eficiência e redução das emissões de carbono.
No mesmo mês, a Embasa realizou uma licitação para contratar 5 MWm de energia solar via geração distribuída, que atenderá unidades de baixa tensão com energia proveniente de usinas fotovoltaicas espalhadas pela Bahia. “Essa contratação representa um grande avanço na estratégia de uso de energias renováveis pela Embasa, uma vez que mais 3 mil unidades da companhia serão abastecidas por fontes renováveis”, destaca o gerente de Energia Elétrica da Embasa, Thiago Ferreira.
Com essas ações, a empresa prevê que, até maio de 2026, 99,9% do seu consumo de energia será proveniente de fontes renováveis — um marco que posiciona a Embasa como referência nacional em sustentabilidade energética. O presidente da Embasa, Gildeone Almeida, reforça que a empresa é, proporcionalmente, a que mais faz uso de energias renováveis no setor de saneamento brasileiro. “A Embasa está comprometida com uma transição energética ambiental, social e economicamente viável. Nosso objetivo é garantir que o saneamento avance em harmonia com o desenvolvimento sustentável e com as metas globais de descarbonização”, reforça.
Fonte
Ascom/Embasa
Espírito Santo ‘Diabetes e bem-estar no trabalho’: Campanha reforça como conciliar os cuidados com a Diabetes e manter uma rotina produtiva
Espírito Santo Inscrições abertas para o 1º Simpósio INOVAGRO 2025
Cidades Conquista contabiliza 11,9 mil casos de síndrome gripal até início de novembro e mantém alerta para vacinação e prevenção Mín. 17° Máx. 28°





