

A Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) realizou, nesta sexta-feira (14), uma visita técnica a uma propriedade rural no município de Sussuapara, região sul do Piauí, para acompanhar de perto os resultados do Projeto do Quintal à Mesa. Executado pelo Governo do Estado, por meio da Sada, o projeto integra as ações do programa Piauí +ATER.
A propriedade visitada pertence ao agricultor Josinaldo de Moura, conhecido como Seu Naldo, que plantou 2,5 hectares com pimenta, pimentão, milho, feijão, cebolinha e macaxeira, após receber um kit de irrigação e acompanhamento técnico. “Precisamos de incentivo para a nossa produção, porque nossas condições são poucas. Com esses kits e a assistência técnica da Sada nós conseguimos avançar”, afirmou o produtor.

O objetivo do projeto é garantir que agricultores familiares possam produzir, de forma contínua e sustentável, alimentos de qualidade, mesmo em regiões de clima semiárido, onde a escassez de água historicamente limita a produção.
O secretário da Sada, Fábio Abreu, afirma que o projeto tem potencial para transformar a realidade produtiva do Piauí. “O Governo do Estado está ampliando o quadro de assistência técnica, atendendo a uma demanda recorrente de produtores para orientar famílias que desejam ampliar a produção. Estes kits de irrigação permitem que pequenos produtores cultivem hortaliças, frutas e outros alimentos de forma contínua e com melhor aproveitamento dos recursos naturais”.

O coordenador regional da Sada em Picos, Aurino Guimarães, afirma que o acompanhamento técnico é essencial para transformar pequenos sistemas de irrigação em empreendimentos sustentáveis, citando exemplos de agricultores que chegam a tirar boa renda anual com estrutura semelhante.
O diretor de Assistência Técnica da Sada, André Rocha, explicou que o Projeto do Quintal à Mesa foi criado justamente para unir a doação do kit ao acompanhamento técnico contínuo, garantindo que o equipamento seja utilizado corretamente. “Esse kit é apenas o primeiro passo. A família começa a se familiarizar com a tecnologia e, a partir daí, pode buscar ampliação da área. Nosso papel é orientar e garantir resultados”.

O prefeito de Sussuapara, Naerton Moura, acompanhou a visita. Ele ressaltou que a cidade possui terras produtivas, boa oferta de água e localização estratégica para escoamento, destacando a parceria com o Governo do Estado para fortalecer o setor.
A visita encerrou com a equipe reafirmando o compromisso de fortalecer o projeto e ampliar o número de sistemas de irrigação funcionando em propriedades familiares em todo o Piauí.

Agricultura Pesquisa da Epagri aposta em bioinsumos e agricultura digital para os desafios no campo
Piauí Agricultores familiares comemoram vendas no retorno do projeto Quitanda
Agricultura e ... Renda Agricultor Familiar: projeto do Estado realiza sonho de produtores de Janiópolis
Agricultura Agricultura familiar: Governo do Estado e Epagri investem R$ 20,5 milhões no ensino agrotécnico para incentivar a permanência de jovens no campo
Tocantins Governo do Tocantins celebra 4ª posição no ranking de contratos do Programa Nacional de Crédito Fundiário
Piauí Quitanda da Agricultura Familiar retorna neste domingo (25) com a comercialização de produtos do campo
Agricultura e ... Nova portaria da Adapar facilita a emissão da Certidão de Estabelecimento Rural
Agricultura e ... Maior produtor do Brasil, Paraná já colheu 72% da "safra das águas" do feijão
Agricultura Governador sanciona lei que protege produtores catarinenses e proíbe reconstituição de leite em pó importado em SC Mín. 19° Máx. 29°





