Sexta, 14 de Novembro de 2025
18°

Parcialmente nublado

São Paulo, SP

Anúncio
Geral São Paulo

Governo de SP amplia Tabela SUS Paulista para hospitais municipais durante inauguração do Hospital Santa Ana

Nova unidade de Santana de Parnaíba passa a integrar iniciativa inédita que amplia o financiamento da saúde nos municípios paulistas

14/11/2025 às 19h56
Por: Redação Fonte: Secom SP
Compartilhe:
A nova unidade hospitalar amplia significativamente a capacidade assistencial do município, com 186 leitos. Foto: João Valério/Governo do Estado de SP
A nova unidade hospitalar amplia significativamente a capacidade assistencial do município, com 186 leitos. Foto: João Valério/Governo do Estado de SP

O governador Tarcísio de Freitas assinou, nesta sexta-feira (14), autorizo que amplia a Tabela SUS Paulista para hospitais municipais. A medida representa um avanço histórico no financiamento da saúde pública e vai beneficiar mais de 100 unidades em cerca de 70 cidades do Estado. O anúncio foi feito durante a inauguração do Hospital e Maternidade Municipal Santa Ana, em Santana de Parnaíba, na Região Metropolitana de São Paulo.

“Vários prefeituras investiram e fizeram hospitais municipais. Mas o Estado precisa considerar em como esses municípios, que fizeram esse esforço, vão se sustentar financeiramente. Sem apoio estadual, passarão a ter dificuldades. Precisamos garantir previsibilidade aos prefeitos, por isso estamos trazendo a Tabela SUS Paulista para os hospitais municipais, equipamentos que não ajudam apenas as cidades onde estão instalados, mas toda a região”, afirmou o governador.

A nova unidade hospitalar amplia significativamente a capacidade assistencial do município, com 186 leitos, um crescimento de 174% no número de vagas de internação. O hospital conta com centro cirúrgico, maternidade e unidades de terapia intensiva (UTIs) adulto, pediátrica e neonatal, fortalecendo a rede pública local e regional.

A Tabela SUS Paulista é uma iniciativa inédita da Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP). A ampliação estabelece apoio financeiro permanente aos hospitais e serviços de terapia renal substitutiva municipais, com recursos complementares do Tesouro Estadual para custear atendimentos de média e alta complexidade.

“A Tabela SUS Paulista para hospitais municipais é mais um passo para fortalecer o sistema público de saúde. Com ela, o Estado garante previsibilidade de recursos e sustentabilidade aos municípios, permitindo ampliar o atendimento e reduzir filas em diversas especialidades”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva.

Hospital conta com centro cirúrgico, maternidade e unidades de terapia intensiva (UTIs) adulto, pediátrica e neonatal. Foto: João Valério/Governo de SP
Hospital conta com centro cirúrgico, maternidade e unidades de terapia intensiva (UTIs) adulto, pediátrica e neonatal. Foto: João Valério/Governo de SP

Somado ao IGM SUS Paulista, que apoia financeiramente a atenção primária dos municípios, o novo programa reforça o compromisso do Governo de São Paulo em fortalecer todas as etapas da rede pública de saúde, com transparência, critérios técnicos e integração entre Estado e municípios.

Estrutura moderna e serviços especializados

O Hospital e Maternidade Santa Ana contará com pronto atendimento pediátrico e adulto, ala de internação, distribuídos entre as especialidades de clínica geral, cirúrgico, obstétrico e pediátrico. A estrutura inclui ainda unidade de cuidados intensivos (UCI) neonatal e UTI neonatal, além de leitos de observação e Hospital Dia.

A implantação do novo hospital ocorre de forma faseada, em três etapas com duração de quatro meses cada. O cronograma prevê que todos os serviços estejam operando plenamente ao fim de 12 meses, conforme o projeto assistencial apresentado.

O Centro Cirúrgico da unidade contará com cinco salas equipadas para cirurgias de emergência, partos cesáreos e procedimentos eletivos, de acordo com os fluxos definidos pela rede municipal. O Centro de Parto Natural terá três salas.

O hospital também oferecerá atendimento ambulatorial em diversas especialidades médicas e não médicas, voltado a pacientes internados e acompanhamentos pós-operatórios. A estrutura incluirá exames e procedimentos diagnósticos com equipamentos modernos, como tomografia computadorizada, radiografia, entre outros.

Entre as especialidades previstas estão clínica médica, pediatria, ortopedia, cirurgia bariátrica, cirurgias oftalmológicas, otorrinolaringológicas, pequenas cirurgias e biópsias, abrangendo tanto procedimentos eletivos quanto de urgência.

Tabela SUS Paulista

A Tabela SUS Paulista é uma iniciativa inédita do Governo de São Paulo, que tem como objetivo aumentar o atendimento na rede pública de saúde e reduzir as filas. A Tabela SUS Paulista remunera até cinco vezes mais que a tabela federal, paga pelo Ministério da Saúde (MS), às instituições filantrópicas que realizam procedimentos hospitalares pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Até agosto deste ano, a SES repassou mais de R$ 7,5 bilhões para santas casas e entidades filantrópicas conveniadas ao SUS no Estado de São Paulo.

O IGM SUS Paulista destinou mais de R$ 1 bilhão, desde o ano passado, às prefeituras, para promover ações de prevenção e promoção de saúde pública dos 645 municípios, com resultados mensurados por meio de indicadores de performance, dentre eles cobertura vacinal, mortalidade infantil e cobertura de pré-natal.

A implantação do novo hospital ocorre de forma faseada, em três etapas com duração de quatro meses cada. Foto: João Valério/Governo de SP
A implantação do novo hospital ocorre de forma faseada, em três etapas com duração de quatro meses cada. Foto: João Valério/Governo de SP
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários