

Evento reúne gerações da música amazonense e emociona artistas ao marcar a retomada do FAM, que segue neste sábado

FOTO: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa
Depois de sete anos de interrupção, o Festival Amazonas de Música (FAM) voltou a integrar o calendário cultural do estado, fortalecendo a produção autoral e devolvendo aos artistas amazonenses um espaço que por décadas simbolizou resistência, identidade e valorização da música regional. O evento, realizado na noite de sexta-feira (14/11), no Parque Rio Negro, bairro de São Raimundo, zona oeste de Manaus, reacendeu o espírito coletivo da cena musical local e emocionou artistas, produtores e o público presente. A programação segue neste sábado (15/11) com grandes atrações.
O festival é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, que resgatou o projeto após uma longa ausência marcada pelos desafios da pandemia e pela falta de espaços para a circulação de artistas autorais.
Nesta edição, o FAM se transforma em uma mostra mais aberta, diversa e celebrativa, reafirmando o compromisso com o fortalecimento da identidade cultural amazonense.
A retomada do festival ganhou ainda mais significado a partir das emoções compartilhadas no palco.

FOTO: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa
A conselheira e coordenadora do festival, Loren Lunière, falou sobre a importância desse retorno para o setor cultural. “A classe artística da música do Amazonas hoje está grata ao Governo do Estado do Amazonas, ao secretário Caio André. E hoje esse festival, depois de sete anos sem edições, significa um divisor de águas, uma retomada da música amazonense ao palco, ao protagonismo que é merecido”, afirmou.
Loren reforçou ainda a necessidade urgente de que artistas autorais voltem a ocupar os bares, rádios e grandes palcos da capital e do interior.“Nós precisamos circular com nossos artistas. Eles merecem atenção, merecem ser valorizados por sua criação autoral. O nosso povo amazonense precisa se reencontrar com a nossa música”, completou.

FOTO: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa
Outra atração da noite, o vocalista Magaiver, da banda Casa de Caba, celebrou a estreia do grupo no festival justamente no ano de seu retorno.“Não só eu, como todos do grupo estão muito felizes. É a primeira vez que a gente está no Festival Amazonas de Música, e é ainda mais importante depois desse hiato de sete anos. O nosso repertório é muito especial, muito ensaiado, muito redondinho. A gente promete botar a galera pra pular”, afirmou.
Para o maestro Everaldo Barbosa, coordenador do festival, a noite marcou um momento histórico para a música amazonense. Em sua fala, ele destacou o apoio institucional que tornou possível a retomada do evento.“O nosso sentimento é de celebração por estarmos retomando o Festival Amazonas de Música. Essa volta do festival é uma oportunidade muito grande para a música autoral voltar à cena e ser valorizada, ser prestigiada”, declarou.

FOTO: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa
Programação
A programação segue neste sábado (15/11), a partir das 17h, com shows de Wendy Lady, Cileno, Mady & Seus Namorados, Uma Póvoas, Lucilene Castro, Marquinhos Negritude e Roberto Rios.
O público está convidado a vivenciar mais uma noite de celebração, encontro e afirmação da música produzida no Amazonas.
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa de MT e do Centro-Oeste
Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças
Mato Grosso do Sul Agendão: fim de semana tem Rosa de Saron, despedida do Carnaval, aulão de dança e shows sertanejos
Cultura Governo do Estado firma convênios com municípios e apresenta evento estratégico para o desenvolvimento das Missões
Cultura Obras do MON em Vila Velha e novas oficinas estão na agenda cultural pós-Carnaval
Amazonas Cinema de Arte fortalece produção audiovisual local com exibição gratuita no Cine Teatro Guarany Mín. 20° Máx. 28°





