

Atividade integrou a Agropec 2025 e reforçou o acesso de produtores a serviços ambientais e fundiários


O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) concluíram, no sábado (15/11), o Mutirão Ambiental e Fundiário realizado no Careiro (a 88 quilômetros de Manaus). A campanha somou 240 atendimentos prestados a produtores rurais durante a Agropec 2025.
Durante quatro dias, foram oferecidos serviços de orientação sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), atualização de dados, regularização fundiária, inscrição no Edital de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e apoio técnico aos produtores que buscam adequar suas propriedades às normas ambientais.
O Ipaam é o executor das ações do Projeto Floresta+ Amazônia, do Governo Federal, no Amazonas, com atuação técnica em campo, mobilização de beneficiários e articulação com órgãos municipais e comunitários.
O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, avaliou que o mutirão aproximou os produtores dos serviços ambientais e agilizou processos essenciais para quem depende da regularização para acessar crédito e programas de incentivo.


“Esse tipo de ação aproxima o produtor das políticas públicas ambientais e garante que ele tenha acesso a benefícios importantes, como crédito rural e incentivos para conservar a floresta. Nosso compromisso é fortalecer a regularização ambiental e contribuir para que o Amazonas siga como referência em sustentabilidade”, afirmou Picanço.
A coordenadora do Projeto Floresta+ Amazônia no Amazonas, Julia Linhares, destacou a boa adesão dos participantes e o interesse crescente em programas ligados à conservação. “O mutirão mostrou que há uma demanda real por informação e suporte técnico. Conseguimos orientar as famílias, esclarecer dúvidas e ampliar o acesso aos incentivos do projeto”, disse.
A ação contou com o apoio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Prefeitura do Careiro, Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempaf), Cooperação Alemã (GIZ) e organização Regea.
O Projeto Floresta+ Amazônia é financiado pelo Fundo Verde para o Clima (Green Climate Fund) e executado pelo Pnud, com atuação dos órgãos ambientais estaduais na implementação local.
Piauí Semarh inicia projeto itinerante com serviços ambientais em Corrente a partir de segunda (23)
Piauí Piauí abre seleção para plano estadual de combate a incêndios florestais
Meio Ambiente IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 16 a 20 de fevereiro de 2026
Amazonas Ipaam destina motosserras apreendidas para ações da Defesa Civil e do Exército Brasileiro
Meio ambiente Penúltimo boletim de Balneabilidade aponta que 86 dos 96 locais de monitoramento estão próprios para banho
São Sebastião - SP Ninho com 88 filhotes de tartarugas-cabeçudas é encontrado em nova ocorrência na Praia de Paúba
Meio Ambiente Copasa fortalece abastecimento de água em cidades da Zona da Mata mineira
Meio Ambiente Governo de Minas lança edital pioneiro para modernização da gestão da qualidade do ar no estado
Meio Ambiente Pesquisas científicas avançam nos parques estaduais e fortalecem a conservação da biodiversidade em Minas Gerais Mín. 20° Máx. 28°





