

A memória coletiva ganha novas cores nesta quinta-feira (20), a partir das 18h30, quando o Foyer do Teatro Cidade do Saber (TCS) abre as portas para o lançamento do livro “De Benedicta & Tibério à Mãe Stella de Oxóssi: a vida em tempo de viver (1850-2015)”, do historiador, poeta e pesquisador da História da Bahia, Diego Copque. O evento integra a programação oficial do Novembro Negro da Secretaria de Cultura de Camaçari (Secult).

Publicada pela Editora Cogito, a obra chega ao público como um gesto de reverência ao passado e, ao mesmo tempo, um convite a refletir sobre os territórios que moldam identidades. Fruto de pesquisa meticulosa, o livro percorre a trajetória dos ancestrais de Mãe Stella de Oxóssi, os seus bisavós Benedicta e Tibério, ambos trazidos do continente africano em meados do século XIX, já após a proibição oficial do tráfico negreiro. Em Salvador, viveram a luta pela liberdade, construíram família, acumularam patrimônios e participaram ativamente da formação social e econômica da capital baiana.
Entre os achados históricos, ganha relevo a descoberta de que Benedicta tornou-se proprietária da casa onde nasceu o jurista e diplomata Ruy Barbosa, cuja família da esposa, em um forte contraste irônico, havia escravizado Tibério.


A obra também amplia o entendimento sobre a figura de Mãe Stella de Oxóssi, revelando como sua ancestralidade se inscreve na tessitura histórica da Bahia. Reconhecida por sua atuação no candomblé, pela produção literária e pela contribuição à enfermagem, Mãe Stella ganha aqui mais um capítulo de profundidade humana e histórica.
“Ao reconstruir essa linha do tempo, percebi que a história de Mãe Stella não começa nela, mas em pessoas que, mesmo arrancadas de suas raízes, reinventaram futuros”, pontua Copque.

O livro conta ainda com apresentação do turismólogo e escritor Oswaldo César Fernandes Copque e o prefácio do jornalista Fernando Coelho, completando as 200 páginas repletas de imagens, mapas e documentos inéditos.
A obra estará disponível para aquisição no local, por R$ 70 (valor de venda), em edição produzida de forma totalmente independente.

Sócio efetivo do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Diego Copque também é autor dos livros “Do Joanes ao Jacuípe – Uma história de muitas querelas, tensões e disputas locais”, e “A presença do Recôncavo Norte da Bahia na Consolidação da Independência do Brasil” – obra que inseriu Camaçari e outros três municípios da região metropolitana na reparação histórica, com a criação de uma nova rota do Fogo Simbólico do Dois de Julho.
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa de MT e do Centro-Oeste
Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças
Mato Grosso do Sul Agendão: fim de semana tem Rosa de Saron, despedida do Carnaval, aulão de dança e shows sertanejos
Cultura Governo do Estado firma convênios com municípios e apresenta evento estratégico para o desenvolvimento das Missões
Cultura Obras do MON em Vila Velha e novas oficinas estão na agenda cultural pós-Carnaval
Amazonas Cinema de Arte fortalece produção audiovisual local com exibição gratuita no Cine Teatro Guarany Mín. 20° Máx. 28°





