

O Piauí atingiu uma marca inédita neste ano: já são mais de 3,5 mil Cadastros Ambientais Rurais (CARs) entregues, superando a soma das emissões registradas em 2023 e 2024. O avanço reforça a consolidação do estado como referência nacional em governança ambiental e regularização fundiária sustentável.
Ao mesmo tempo em que acelera a regularização, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), responsável pela gestão dos CARs no estado, lançou uma convocação oficial dirigida aos proprietários e possuidores de imóveis rurais que estão com o cadastro suspenso no Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar). O objetivo é sanar pendências, corrigir inconsistências e garantir que todas as informações ambientais estejam em conformidade com a legislação federal.

De acordo com a convocação, os proprietários têm 60 dias, contados da data da publicação, para acessar o Sicar, verificar o motivo da suspensão, realizar as correções necessárias e comunicar a regularização ao Centro de Geotecnologia Fundiária e Ambiental (CGEO) por meio de processo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Caso o prazo não seja cumprido, o cadastro será cancelado de forma definitiva, conforme previsto no Código Florestal (Lei nº 12.651/2012), no Decreto Federal nº 8.235/2014 e na Instrução Normativa nº 02/2014 do Ministério do Meio Ambiente.
Para o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Feliphe Araújo, o avanço recorde do CAR no Piauí e a força-tarefa de regularização caminham lado a lado para fortalecer a agenda ambiental do estado. “Estamos vivendo um ciclo virtuoso de modernização e responsabilidade. A entrega de mais de 3,5 mil CARs só neste ano demonstra a capacidade do Piauí de unir tecnologia, gestão eficiente e diálogo com o produtor rural. E agora convocamos quem ainda tem pendências para corrigir sua situação e garantir que todos os dados estejam íntegros e atualizados. Regularizar é proteger o meio ambiente e assegurar direitos para quem vive e produz no campo”, destacou o gestor.

Com a medida, o Governo do Estado reforça que o CAR não é apenas um instrumento burocrático: é a principal base de informações sobre a ocupação rural, vegetação nativa e as áreas de preservação permanente.
A Semarh enfatiza que, quanto mais preciso, mais eficiente se torna o planejamento ambiental e o combate ao desmatamento e reafirma uma trajetória de avanços que posiciona o Piauí entre os estados mais organizados do país na gestão do Cadastro Ambiental Rural.

Piauí Semarh inicia projeto itinerante com serviços ambientais em Corrente a partir de segunda (23)
Piauí Piauí abre seleção para plano estadual de combate a incêndios florestais
Meio Ambiente IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 16 a 20 de fevereiro de 2026
Amazonas Ipaam destina motosserras apreendidas para ações da Defesa Civil e do Exército Brasileiro
Meio ambiente Penúltimo boletim de Balneabilidade aponta que 86 dos 96 locais de monitoramento estão próprios para banho
São Sebastião - SP Ninho com 88 filhotes de tartarugas-cabeçudas é encontrado em nova ocorrência na Praia de Paúba
Meio Ambiente Copasa fortalece abastecimento de água em cidades da Zona da Mata mineira
Meio Ambiente Governo de Minas lança edital pioneiro para modernização da gestão da qualidade do ar no estado
Meio Ambiente Pesquisas científicas avançam nos parques estaduais e fortalecem a conservação da biodiversidade em Minas Gerais Mín. 20° Máx. 28°





