

Espaços culturais geridos pela secretaria estadual da Cultura terão horários alterados nesta quinta-feira, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Alguns equipamentos permanecem com suas atividades normalmente. É o caso do Centro Cultural Teatro Guaíra (CCTG). No dia 20, o Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) recebe o Coral Negro de Curitiba e a Orquestra Pretafrocello em um espetáculo inédito que celebra a cultura afro-brasileira por meio da música, da arte e da resistência. Serão duas sessões: uma às 17h e outra às 20h. A entrada é gratuita. Ingressos podem ser retirados no Sympla .
O Auditório Glauco Flores Sá de Brito (Miniauditório) receberá a Mostra Garalhufa, escola dedicada à atuação autoral. No dia 20, às 20h30, será apresentado “F60.3 – Hoje eu estou sentindo muito”, espetáculo de dança-teatro que mergulha nas profundezas da mente e do corpo em desequilíbrio, inspirado nas vivências com o Transtorno de Personalidade Borderline. Os ingressos estão disponíveis no Disk Ingressos e na bilheteria do Teatro Guaíra, com valores de R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada).
Tanto o Museu Oscar Niemeyer (MON) quanto o Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR), que está temporariamente nas salas 08 e 09 do MON, funcionarão normalmente das 10h às 17h30.
O MAC apresenta uma nova exposição em cartaz: “EntreLinhas, Cores e Linguagens – 55 Anos de MAC-PR” . A mostra reúne obras do acervo do museu e traz um recorte pensado pelos curadores Maria José Justino e Marcelo Conrado, que propõem uma leitura renovada da coleção, destacando suas múltiplas temporalidades e linguagens. São mais de 80 artistas, de diferentes escolas e gerações, reunidos em uma única mostra.
A Sede Adalice Araújo, espaço administrado pelo MAC Paraná na Secretaria de Estado da Cultura, estará fechada no dia 20.
O Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA) também funciona normalmente das 10h às 17h, assim como o Museu Paranaense, que abre ao público das 10h às 17h30.
O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) funciona em partes durante o feriado. O prédio histórico do MIS-PR, situado no Palácio da Liberdade, permanece fechado para reformas, com reabertura oficial já marcada para o próximo dia 26 de novembro .Porém, o antigo Centro de Triagem, hoje espaço dedicado ao Projeto Cárcere no MIS, funcionará normalmente no dia 20 com a exposição "Desse Lado do Muro", das 10h às 12h e das 14h às 17h.
FERIADO– Desde 2023 é celebrado o Dia da Consciência Negra, feriado nacional, marcando a data de morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, símbolo de resistência contra a escravização e de busca pela liberdade. A data é dedicada à reflexão sobre a luta, a resistência e as contribuições da população negra na construção do Brasil.
Serviço:
Centro Cultural Teatro Guaíra – Aberto | Confira programação neste site
Museu Oscar Niemeyer (MON) – Aberto | 10h às 17h30
Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) - MAC no MON – Aberto | 10h às 17h30
Sede Adalice Araújo | – Fechado
Biblioteca Pública do Paraná (BPP) – Fechada
Museu Paranaense (MUPA) – Aberto | 10h às 17h30
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA) – Aberto | das 10h às 17h
Museu da Imagem e do Som (MIS-PR) – Aberto | das 10h às 12h e das 14h às 17h
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa de MT e do Centro-Oeste
Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças
Mato Grosso do Sul Agendão: fim de semana tem Rosa de Saron, despedida do Carnaval, aulão de dança e shows sertanejos
Cultura Governo do Estado firma convênios com municípios e apresenta evento estratégico para o desenvolvimento das Missões
Cultura Obras do MON em Vila Velha e novas oficinas estão na agenda cultural pós-Carnaval
Amazonas Cinema de Arte fortalece produção audiovisual local com exibição gratuita no Cine Teatro Guarany Mín. 20° Máx. 28°





