

Tiago Zanon Bortoli e Mariane Fuzinatto Zimmermann comemoram o reconhecimento
(Foto: Divulgação / Epagri)
Os alunos Mariane Fuzinatto Zimmermann e Tiago Zanon Bortoli, do Cedup de Campo Erê , um dos cinco centros de educação profissional agrotécnicos de Santa Catarina geridos pela Epagri, garantiram o primeiro lugar na etapa regional da Feira Estadual de Ciência e Tecnologia de Santa Catarina ( Fecitec/SC ), na categoria de ensino profissionalizante. O evento, realizado entre os dias 4 e 6 de novembro, em Florianópolis, recebeu mais de 100 trabalhos, de 212 alunos da rede estadual de Santa Catarina. A Fecitec acontece anualmente em três etapas: escolar, regional e estadual e serve de estímulo para o desenvolvimento de pesquisas nas instituições públicas de Santa Catarina. Para Mariane e Tiago, “a participação na fase estadual foi muito gratificante e significativa, porque pudemos vivenciar momentos de troca de conhecimento com alunos e professores de todo o Estado”, contam.
O trabalho intitulado “O uso de alimentos funcionais na alimentação de frangos de corte” surgiu ao perceberem o aumento da demanda por alimentos produzidos de forma segura e sustentável. “Trabalhamos com os alimentos funcionais, aliando tanto os saberes tradicionais quanto as pesquisas científicas. O objetivo do projeto era substituir o uso de antibióticos promotores de crescimento por ingredientes naturais, capazes de melhorar o desempenho e a saúde das aves”, explicam os alunos.
O experimento, orientado pela professora de Zootecnia, Michelle Diehl e conduzido no aviário do Cedup , trouxe resultados positivos que comprovam a eficácia do uso de alimentos como alho em pó, pimenta preta moída e orégano desidratado aliados à ração. Eles observaram que a inclusão de 1% de alho em pó na dieta proporcionou os maiores pesos vivos em todas as fases de crescimento, superando os padrões esperados para a linhagem das aves. O orégano e a pimenta também contribuíram para o desempenho, embora com menor intensidade. O alho e o orégano se destacaram especialmente após os 35 dias de criação, promovendo maior ganho diário de peso e as menores taxas de mortalidade entre os grupos avaliados. Esses dados sugerem efeitos positivos sobre a saúde intestinal e o sistema imunológico das aves.
Segundo eles, o maior desafio foi conciliar o tempo de estudo com a execução do projeto, porque, em muitos momentos, precisaram se ausentar das aulas para realizar as atividades nos aviários. Tiago e Mariane ressaltam que o desenvolvimento do projeto exigiu intenso esforço de pesquisa, tanto na escolha dos alimentos funcionais, quanto na definição das proporções ideais. Para Michelle, é fundamental que os futuros técnicos agrícolas desenvolvam habilidades científicas e tecnológicas. Segundo a professora, “essas competências ampliam a capacidade de inovação, promovem práticas sustentáveis e fortalecem a autonomia na tomada de decisão no campo”.
Os resultados obtidos no desenvolvimento da pesquisa somados à premiação, motivaram ainda mais Mariane e Tiago. Os alunos planejam seguir desenvolvendo trabalhos nesta área, explorando também outros alimentos funcionais, diferentes níveis de dosagem e novos objetivos experimentais. Estas novas abordagens já estão sendo desenvolvidas por outros estudantes do Cedup.
Além de Mariane e Tiago, as alunas Grasieli Milena Gromann e Rúbia Tais Antunes Zaparte, do ensino médio, também se classificaram para a etapa estadual da Fecitec, com uma pesquisa voltada para a avaliação do triticale com adubação química e orgânica. As conquistas alcançadas pela instituição ratificam o compromisso do Cedup de Campo Erê com o desenvolvimento do pensamento inovador e científico.
Por: Karin Helena Antunes de Moraes, jornalista bolsista Epagri/Fapesc
Informações para a imprensa
Isabela Schwengber, assessora de Comunicação da Epagri
(48) 3665-5407 / 99161-6596
Agricultura Pesquisa da Epagri aposta em bioinsumos e agricultura digital para os desafios no campo
Piauí Agricultores familiares comemoram vendas no retorno do projeto Quitanda
Agricultura e ... Renda Agricultor Familiar: projeto do Estado realiza sonho de produtores de Janiópolis
Agricultura Agricultura familiar: Governo do Estado e Epagri investem R$ 20,5 milhões no ensino agrotécnico para incentivar a permanência de jovens no campo
Tocantins Governo do Tocantins celebra 4ª posição no ranking de contratos do Programa Nacional de Crédito Fundiário
Piauí Quitanda da Agricultura Familiar retorna neste domingo (25) com a comercialização de produtos do campo
Agricultura e ... Nova portaria da Adapar facilita a emissão da Certidão de Estabelecimento Rural
Agricultura e ... Maior produtor do Brasil, Paraná já colheu 72% da "safra das águas" do feijão
Agricultura Governador sanciona lei que protege produtores catarinenses e proíbe reconstituição de leite em pó importado em SC Mín. 19° Máx. 29°





