

O público terá acesso gratuito a competições, oficinas, exposições, intervenções artísticas e shows

FOTO: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Nos dias 22 e 23 de novembro, Manaus será palco da 15ª edição do Festival Batalha da Hora, no bairro Coroado, zona leste da cidade, um dos mais tradicionais eventos da cultura hip hop no Amazonas. A programação gratuita reúne artistas locais, nacionais e internacionais em uma celebração das danças urbanas, da arte periférica e da resistência cultural.
A realização do evento conta com apoio do Governo do Amazonas, por meio do Conselho Estadual de Cultura e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, além do Governo Federal, Casa Arte Nativos Crew, Portal Hip Hop AM e Conselho de Desenvolvimento Comunitário do Coroado (CDCC), além de ser um projeto contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
Em 2025, o evento volta a ocupar as ruas e espaços comunitários do Coroado com atividades que valorizam a juventude, a criatividade das periferias e o intercâmbio entre gerações do hip hop.
A 15ª edição do Festival Batalha da Hora será realizada na Casa Arte Nativos Crew e no Conselho de Desenvolvimento Comunitário do Coroado (CDCC), ambos no Coroado 3. O público terá acesso gratuito a competições, oficinas, exposições, intervenções artísticas e shows.
Criado em 2008, o evento nasceu com o propósito de impulsionar dançarinos e grupos de breaking do Amazonas em competições no Brasil e no mundo. Atualmente, consolidado como referência nas danças urbanas, o festival fortalece os elementos do hip hop e promove formação artística e troca de experiências entre diferentes culturas.


Idealizado por Maykon Andrade (B-Boy Mayking), educador e produtor cultural, o festival é organizado pela Nativos Crew Produções. Para Maykon Andrade, o evento já revelou talentos amazonenses e segue formando novas gerações: “É um festival tradicional que abre caminhos, fortalece trajetórias e mantém viva a cultura do hip hop no Amazonas”.
O festival também reunirá grandes nomes da cena urbana mundial. Entre eles Allef, primeiro dançarino a se tornar embaixador global da Lacoste nas Américas; Bgirl Celestia, referência internacional no breaking feminino; B-Boy Ariel, integrante da Nativos Crew e representante do Amazonas no cenário mundial.
A apresentação ficará por conta dos MCs Roxo, Anjokilla e Tomking, com discotecagem dos DJs Pammy e LF.
Mais do que um festival, a Batalha da Hora reafirma seu papel como espaço de valorização das expressões periféricas, promovendo inclusão, formação artística e fortalecimento da cena cultural manauara.
Programação
22 de novembro – Casa Arte Nativos Crew
Endereço: Av. Beira Rio, nº 48 – Coroado 3
10h – Exposição Fotográfica
14h – DJ Pammy + Open Mic
15h – Workshop e Vivência com Allef (DF)
16h – Workshop e Vivência com Bgirl Celestia (Colômbia)
16h30 – Filtro Toprock
16h30–17h – Filtro Footwork
17h–18h – Filtro All Style
18h30–19h – DJ Pammy + Cypher
23 de novembro – CDCC (Conselho de Desenvolvimento Comunitário do Coroado)
Endereço: Rua Ouro Preto, nº 513 – Coroado 3
13h–14h – DJ Pammy
14h15–14h30 – Cia Artigo 5
14h30–14h45 – Ballet Cultuart – Espaço de Dança Mayara Andrade
14h45–15h – Batalha Show
15h–16h – Batalha de Breaking 3 vs 3
16h–16h30 – Batalha Footwork
16h30–17h – Batalha de Toprock
17h–18h – Batalha de MC’s
18h–19h30 – DJ LF Grime Norte
19h30–20h – Resultado
20h–21h – Open Mic
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa de MT e do Centro-Oeste
Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças
Mato Grosso do Sul Agendão: fim de semana tem Rosa de Saron, despedida do Carnaval, aulão de dança e shows sertanejos
Cultura Governo do Estado firma convênios com municípios e apresenta evento estratégico para o desenvolvimento das Missões
Cultura Obras do MON em Vila Velha e novas oficinas estão na agenda cultural pós-Carnaval
Amazonas Cinema de Arte fortalece produção audiovisual local com exibição gratuita no Cine Teatro Guarany Mín. 20° Máx. 28°





