

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) realizou, neste mês de novembro, a soltura de nove macacos-prego na região da Serra Negra, em Aroazes. Somente em 2025, a Semarh já fez a soltura de mais de 100 animais silvestres.
A soltura, cuidadosamente planejada, ocorreu pela manhã, quando a temperatura ainda é amena e o ambiente oferece melhores condições para que os animais retomem seus instintos e se orientem no território. “Esse é sempre o momento mais delicado e mais bonito do processo”, explica o veterinário da Semarh, Alexandre Clark, acrescentando que o papel do órgão é garantir que os animais cheguem saudáveis, fortes, atentos, e que tenham as condições ideais para reiniciar a vida em liberdade.
Após a soltura, no final da tarde, a equipe retornou ao local para fazer a primeira verificação de campo. Nenhum dos nove macacos-prego foi encontrado, um indicativo positivo. “Quando não há animais nas proximidades, significa que seguiram mata adentro, explorando o território e retomando comportamentos naturais”, acrescenta Clark. Toda a operação contou com provisão de alimentos para garantir conforto e saúde aos animais até o momento da soltura.
A gerente de Fauna e Proteção Animal da Semarh, Danielle Melo, reforça que o trabalho integrado dessas equipes vai muito além do ato de devolver um animal à natureza. “Cada soltura é resultado de semanas ou meses de recuperação, reabilitação e avaliação comportamental. Trata-se de devolver dignidade a seres que passaram por estresse, captura e/ou maus-tratos. E também de restaurar o equilíbrio ecológico, que depende da presença desses animais no seu ambiente de origem”, afirma.
Piauí Semarh inicia projeto itinerante com serviços ambientais em Corrente a partir de segunda (23)
Piauí Piauí abre seleção para plano estadual de combate a incêndios florestais
Meio Ambiente IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 16 a 20 de fevereiro de 2026
Amazonas Ipaam destina motosserras apreendidas para ações da Defesa Civil e do Exército Brasileiro
Meio ambiente Penúltimo boletim de Balneabilidade aponta que 86 dos 96 locais de monitoramento estão próprios para banho
São Sebastião - SP Ninho com 88 filhotes de tartarugas-cabeçudas é encontrado em nova ocorrência na Praia de Paúba
Meio Ambiente Copasa fortalece abastecimento de água em cidades da Zona da Mata mineira
Meio Ambiente Governo de Minas lança edital pioneiro para modernização da gestão da qualidade do ar no estado
Meio Ambiente Pesquisas científicas avançam nos parques estaduais e fortalecem a conservação da biodiversidade em Minas Gerais Mín. 20° Máx. 28°





