

Uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marabá (Semma) esteve, na manhã da quinta-feira, 20, na AgriZone, localizada na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Belém. O espaço é dedicado à apresentação de ações e iniciativas voltadas para uma agricultura mais sustentável.
Sistemas Agroflorestais, palestras, tecnologias verdes e oportunidades de parcerias e negócios são algumas das atividades desenvolvidas no âmbito da AgriZone.
Para o titular da Semma, Evandro Barros, participar do espaço ajuda a secretaria a obter expertise para dar suporte técnico aos trabalhadores do campo no que diz respeito à legislação ambiental, fortalecendo as boas práticas de produção em um centro de pesquisa de grande importância voltado para o agronegócio, como a Embrapa.
“Como Marabá é um município que também vive da produção do agronegócio, nós não poderíamos deixar de vir aqui para mostrar as potencialidades, como o cacau, mercado de carbono e tecnologia de conservação do solo, para que o pequeno, médio e grande produtor possa continuar gerando emprego e renda no campo, com tecnologias sustentáveis que busquem atender a produção e o desenvolvimento econômico, aliados à sustentabilidade e ao desenvolvimento ambiental. Com isso, a gente mantém o produtor no campo, continua gerando emprego e renda, e preservando e conservando a natureza”, ressalta o secretário.





Quem fez parte da equipe que fez a visita foi o coordenador do Departamento de Fiscalização da Semma, Mateus Rocha. Para ele, a experiência é válida por poder contribuir com uma agricultura sustentável no município, com assistência direta aos produtores para que estejam por dentro das inovações e da legislação ambiental.
“A visita foi para conhecer os projetos voltados também para a agricultura, voltados para a sustentabilidade, como biocombustíveis, SAFs, principalmente a questão do crédito de carbono, que é um assunto tão falado atualmente. E o objetivo que a gente traz para essa visita é elevar para Marabá tecnologias sustentáveis, colocar o homem do campo para ser mais ouvido e levar, principalmente, todo apoio necessário para desenvolver, seja no Cadastro Ambiental Rural, seja também no apoio à bioeconomia e à sustentabilidade”, afirma.






Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sávio Calvo
The post COP 30: Equipe da Semma visita AgriZone para conhecer iniciativas sustentáveis na agricultura appeared first on Prefeitura de Marabá .
Piauí Semarh inicia projeto itinerante com serviços ambientais em Corrente a partir de segunda (23)
Piauí Piauí abre seleção para plano estadual de combate a incêndios florestais
Meio Ambiente IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 16 a 20 de fevereiro de 2026
Amazonas Ipaam destina motosserras apreendidas para ações da Defesa Civil e do Exército Brasileiro
Meio ambiente Penúltimo boletim de Balneabilidade aponta que 86 dos 96 locais de monitoramento estão próprios para banho
São Sebastião - SP Ninho com 88 filhotes de tartarugas-cabeçudas é encontrado em nova ocorrência na Praia de Paúba
Meio Ambiente Copasa fortalece abastecimento de água em cidades da Zona da Mata mineira
Meio Ambiente Governo de Minas lança edital pioneiro para modernização da gestão da qualidade do ar no estado
Meio Ambiente Pesquisas científicas avançam nos parques estaduais e fortalecem a conservação da biodiversidade em Minas Gerais Mín. 20° Máx. 28°





