

Paralelamente, mas em consonância com a COP 30, o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes da Defesa Civil das Capitais e Grandes Cidades (FNDC) organizou, em Belém, o evento “Pontes da Resiliência”, que contou com a participação de representantes de todo o país. O coordenador da Defesa Civil de Marabá, coronel Marcus Norat, participou da programação.


O objetivo é articular conhecimentos e estratégias utilizados nas diferentes realidades municipais a fim de aperfeiçoar sistemas efetivos e eficazes com adaptabilidade diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas.
“Estamos participando desse fórum para justamente mostrar para a população, levar ao conhecimento da população, trocar as informações que o município tem planejado, tem atendido a população da melhor forma possível nesses eventos climáticos que estão acontecendo. Então, a Defesa Civil do município está pronta, planejando, trocando informações com as diversas defesas civis em nível de Brasil justamente, caso ocorra alguma eventualidade, a população possa ser atendida na melhor forma possível”, ressalta o coordenador.
De acordo com Marcus Norat, a atuação da Defesa Civil em Marabá tem sido aperfeiçoada por meio de melhorias na estrutura física, como também na legislação, com o objetivo de melhorar o atendimento e a qualificação da equipe técnica.
Como a chegada do inverno amazônico, chega também o período de cheia dos rios, o que pode causar o deslocamento de famílias. A Defesa Civil de Marabá tem um planejamento para atender as demandas provenientes desse e de outros desastres naturais.
“A gente tem 21 possibilidade de desastres que possam ocorrer. Então, temos o planejamento para atender essas 21. Outros municípios têm mais, outros menos. Então, essa diversidade a gente traz para o fórum para discutir. E a gente poder também ter conhecimento de outras informações e aplicar ela dentro do possível, do que for necessário dentro do nosso município”, reitera o coronel Marcus Norat.
Sóstenes Macedo, presidente do Fórum Nacional dos Secretários Municipais de Defesa Civil, reforça a importância da iniciativa porque as pessoas têm o município como espera de governo mais próxima, portanto, é nos municípios que os planos e estratégias precisam ser pensados e implementados, principalmente mediante o cenário de impacto das mudanças no clima.


“Tenho certeza que essas experiências trarão benefícios para a sua população de tal forma que, com esses aprendizados, com esses protocolos, esses instrumentos, e agora se discute muito a construção dos Planos Municipais de Redução de Riscos, o Plano de Prevenção em Defesa Civil, a municipalidade, essa é a nossa defesa, das estruturas municipais, que estão muito próximas à vida real das pessoas. Com melhores práticas, melhores protocolos, farão, obviamente que, as mudanças climáticas e esses extremos sejam sentidos, mas de uma forma mais amena”, pontua.
E tudo o que é discutido no fórum tem relação direta com as discussões realizadas na COP 30, que é um espaço para que os municípios apresentem sua cultura, arte, potencial turístico, mas também iniciativas sustentáveis, de cuidado com o meio ambiente.
“É um evento importante dessa COP 30 que está acontecendo aqui em Belém e Marabá se fez presente. Isso mostra a importância e a preocupação que o município tem através da sua estrutura, que trouxe para Belém, para mostrar o que Marabá tem para a população, não só no turismo, na cultura, mas também a preocupação com sua população”, reitera o coordenador da Defesa Civil de Marabá.
Para Sóstenes Macedo, a realização do encontro do fórum durante a COP 30 em Belém demonstra o comprometimento do setor com a prevenção e mitigação dos efeitos do aquecimento global.
“O mundo todo está se reunindo em Belém do Pará. O mundo todo está com os olhos voltados para as discussões das mudanças climáticas, dos extremos climáticos e das repercussões que esses fenômenos têm trazido na vida das pessoas. A prevenção tem que ser a nossa marca e esse fórum vem ao encontro dessa perspectiva”, afirma.





Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Rapharazzo
The post COP 30: Defesa Civil de Marabá participa de fórum de discussão de estratégias de prevenção e enfrentamento aos impactos climáticos appeared first on Prefeitura de Marabá .
Bahia Governo do Estado mobiliza equipes e reforça ações de apoio após chuvas intensas na Bahia; cidades já registraram situação de…
Sergipe Governador prestigia segundo dia do Fasc 2025 e destaca investimento histórico do Governo de Sergipe
Governo Maranhão é o 4º estado do Brasil em equilíbrio racial, aponta estudo do CLP
Sergipe Pluralidade artística movimenta o Fasc e transforma São Cristóvão em um grande circuito cultural
Sergipe Exibição do longa ‘O Último Azul’ movimenta o Cine Trianon no segundo dia do Fasc
São Paulo Governo de SP realizará o leilão da PPP do Novo Centro Administrativo em nova data
Sergipe Governador Fábio Mitidieri acompanha as ações para recuperação de estrada e adutora afetadas pelas chuvas em Umbaúba
Polícia Civil - MS Polícia Civil apreende drone utilizado para monitorar forças policiais e transporte de produtos ilícitos em Mundo Novo
Polícia Civil - MS Polícia Civil prende homem e apreende armas de uso restrito em Mundo Novo Mín. 15° Máx. 32°





