

Fotos: Cristiano Andujar/MPSC
O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) renovaram, nesta quarta-feira (26/11), o Termo de Cooperação Técnica que estabelece uma série de ações conjuntas para garantir maior eficácia na fiscalização, no combate e na prevenção de infrações ambientais em todo o Estado. A parceria terá validade de cinco anos.
O documento foi assinado pelo presidente do IMA, Josevan Carmo da Cruz Junior e pela Procuradora-Geral de Justiça, Vanessa Wendhausen Cavallazzi. O termo define um regime de cooperação mútua que envolve desde o compartilhamento de informações até a atuação articulada em procedimentos administrativos e criminais relacionados a infrações ambientais.
A iniciativa, que também assegura ao MPSC a continuidade do acesso aos sistemas ambientais SinfatWeb e GAIA, atende ao disposto no artigo 86 do Código Estadual do Meio Ambiente (Lei 14.675/2009) e reafirma o compromisso das instituições com a transparência, a colaboração e a modernização das ferramentas de fiscalização ambiental em Santa Catarina.
Integração e responsabilidades compartilhadas
O termo estabelece um regime de cooperação mútua, aproximando equipes técnicas e jurídicas das duas instituições e promovendo um fluxo de trabalho mais ágil e eficiente. Com o acordo, o MPSC poderá continuar consultando diretamente os dados dos sistemas de licenciamento e de gestão de autos de infração, sem necessidade de solicitações formais, medida que reduz burocracias e facilita o acompanhamento de processos de licenciamento, autos de infração, vistorias e pareceres técnicos.
No âmbito das atribuições, o MPSC se compromete a apoiar institucionalmente o IMA na aplicação da legislação ambiental, fornecendo subsídios técnico-jurídicos por meio do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CME), sem caráter de consultoria, além de designar um representante para acompanhar a execução do termo.
Ao IMA caberá lavrar e encaminhar ao Ministério Público autos de infração ambiental e relatórios de vistoria, manter um banco de dados atualizado sobre autuações e procedimentos resultantes de irregularidades ambientais e compartilhar informações dos sistemas SINFAT e GAIA.

Transparência, eficiência e modernização
Ao ampliar o acesso direto do MPSC às informações ambientais do Estado, o IMA garante maior transparência e fortalece os mecanismos de controle externo. A integração também contribui para reduzir atrasos em investigações e análises ambientais, além de apoiar a modernização dos processos de fiscalização, licenciamento e monitoramento.
De acordo com o presidente do IMA, Josevan Carmo da Cruz Junior: “a medida mantém a aproximação do IMA com Ministério Público, racionaliza procedimentos e reforça a transparência das ações do órgão ambiental ao assegurar acesso direto às informações. Esse avanço tende a reduzir burocracias e a mitigar atrasos em investigações e análises ambientais”.
A Procuradora-Geral de Justiça, Vanessa Wendhausen Cavallazzi, destacou que a “proteção do meio ambiente exige união e responsabilidade. Esta parceria amplia nossa capacidade de agir com técnica, agilidade e efetividade.”
A iniciativa integra o esforço do IMA em modernizar processos e garantir mais celeridade nas ações de fiscalização, licenciamento e monitoramento, promovendo uma relação mais colaborativa e contínua entre instituições.
Piauí Semarh inicia projeto itinerante com serviços ambientais em Corrente a partir de segunda (23)
Piauí Piauí abre seleção para plano estadual de combate a incêndios florestais
Meio Ambiente IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 16 a 20 de fevereiro de 2026
Amazonas Ipaam destina motosserras apreendidas para ações da Defesa Civil e do Exército Brasileiro
Meio ambiente Penúltimo boletim de Balneabilidade aponta que 86 dos 96 locais de monitoramento estão próprios para banho
São Sebastião - SP Ninho com 88 filhotes de tartarugas-cabeçudas é encontrado em nova ocorrência na Praia de Paúba
Meio Ambiente Copasa fortalece abastecimento de água em cidades da Zona da Mata mineira
Meio Ambiente Governo de Minas lança edital pioneiro para modernização da gestão da qualidade do ar no estado
Meio Ambiente Pesquisas científicas avançam nos parques estaduais e fortalecem a conservação da biodiversidade em Minas Gerais Mín. 20° Máx. 28°





