

Alta no fluxo de passageiros acompanha investimentos e maior procura pelo destino Amazonas

Foto: Katiana Pontes/ Lucas Silva/ Arquivo / Amazonastur
O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes se tornou destaque ao ultrapassar a marca de 2,35 milhões de passageiros entre janeiro e setembro de 2025, superando o pico pré-pandemia de 2019, que registrou 2,16 milhões de embarques e desembarques, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil, Anac. O resultado representa o maior crescimento da década e reflete os investimentos do Governo do Estado, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), para fortalecer o estado como destino turístico.
Para o presidente da Amazonastur, Marcel Alexandre, a expansão da conectividade tem impacto direto no setor. “A malha aérea é essencial para o Amazonas, porque a maior parte das pessoas chega ou sai do estado por avião ou barco. O recorde de voos que estamos alcançando fortalece o turismo e está ligado aos nossos festivais, à pesca esportiva e às diversas atividades que fazem do Amazonas um destino convidativo, bonito e naturalmente turístico”, disse.
Dados Anac apontam ainda que cinco dos dez principais aeroportos da região Norte registraram o maior movimento de passageiros dos últimos dez anos. Manaus, Palmas, Marabá, Rio Branco e Parauapebas somaram 3.615.959 passageiros nos voos de ida e volta no período avaliado.
Amazonastur amplia resultados no setor


A expansão da malha aérea se destacou entre janeiro e setembro de 2025, com novos voos domésticos e internacionais, como a operação diária da Copa Airlines para o Panamá e a retomada das conexões da Gol para Miami e da TAP para Lisboa.
A Amazonastur participou ativamente das negociações com companhias aéreas e autoridades para viabilizar a retomada e inauguração dessas rotas, reforçando também os voos da Latam para Rio de Janeiro, São Paulo e Belém e as operações internacionais da Avianca e da Conviasa, o que ampliou a conectividade e apoiou o aumento do fluxo turístico.
No mesmo período a Amazonastur também atuou como investidor do turismo ao fortalecer o ordenamento, ampliar a qualificação profissional e executar projetos como Brilha Amazonas e Amazonas To Go. Mais de dois mil trabalhadores foram formados em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), enquanto ações de fiscalização, regularização no Cadastur e visitas técnicas contribuíram para aprimorar a organização e a preparação dos destinos.
Piauí Indústria do turismo aumenta em 83% geração de empregos no Piauí
Tocantins Governo do Tocantins premia Secretaria de Estado do Turismo com Selo Ouro do projeto Instituição Amiga da Mulher
Mato Grosso do Sul Congresso de zoológicos e aquários terá minicursos sobre conservação, meio ambiente e ciência
Turismo Inscrições para participar da WTM Latin América com o Viaje Paraná terminam dia 4
Turismo Carnaval em Minas Gerais bate recorde de público em 2026 com 14,9 milhões de foliões e conquista mais turistas
Turismo Inscrições para empresários participarem de feira turística em Gramado encerram nesta sexta
São Sebastião - SP Ki-Fogo é campeã do Carnaval de Sao Sebastião 2026; Flor do Morro vence Grupo de Acesso
São Sebastião - SP Concurso de Fantasia Infantil do Carnaval de São Sebastião 2026 apresenta criatividade das famílias e energia única das crianças
Turismo Carnaval da Liberdade 2026 movimenta ruas da capital mineira e atrai turistas para todo o estado Mín. 20° Máx. 28°





