

O Complexo Ambiental Caminhos do Horto (CAC Horto), equipamento da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (Sema Ceará) gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), segue com a política promocional de meia-entrada para todas as pessoas na utilização do Teleférico, ação que ocorre sempre na última quarta-feira do mês e que chega à sua terceira edição em novembro. A próxima data em que o público poderá realizar o passeio pelos bondinhos pela metade do preço será no dia 26 de novembro, com ingressos disponíveis presencialmente nas bilheterias do equipamento ou de forma online.
A compra dos bilhetes pode ser realizada presencialmente na bilheteria do equipamento a partir das 8h30, com embarques disponíveis das 9h às 16h40. O valor do ingresso é de R$ 15,00, ida e volta. Nos demais dias de funcionamento, o público pode verificar se faz parte dos grupos que têm direito à meia-entrada por lei, apresentando a documentação necessária no momento da compra.
Além da política promocional, o Teleférico mantém meia-entrada para estudantes (com declaração, carteirinha ou portal do aluno atualizados), pessoas acima de 60 anos (com documento com foto e/ou Cartão do Idoso), pessoas autistas (com carteirinha ou laudo médico), pessoas com deficiência (com laudo médico PCD), doadores de sangue (com cartão ou comprovante de doação atual), crianças de 3 a 12 anos (com documento com foto), jovens de baixa renda (com ID Jovem) e professores em exercício da função, mediante contracheque atualizado, portal do professor ou CTPS.
O equipamento também garante gratuidade para moradores e moradoras da Comunidade do Horto, mediante cadastro prévio realizado na Estação Monsenhor Murilo de Sá Barreto (estação inferior), de segunda a sexta-feira. O passeio permite ainda o embarque de animais de estimação de pequeno porte, com caixas de transporte fornecidas gratuitamente, e também o transporte de bicicletas nos bondinhos, ampliando as possibilidades de mobilidade durante o trajeto.
O Teleférico do Horto conta com 26 bondinhos climatizados, com capacidade para até 10 passageiros por cabine e fluxo de até 1.000 pessoas por hora. O percurso total é de 2 km, com elevação de 200 metros e duração entre 9 e 11 minutos, ligando a Estação Monsenhor Murilo de Sá Barreto à Estação Beata Maria de Araújo, no alto da Colina do Horto.
O Complexo Ambiental Caminhos do Horto é um equipamento do Governo do Ceará, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). É formado por uma grande rede que envolve Educação Ambiental, Cultura e Turismo devocional como alicerces da preservação e desenvolvimento. Por meio do teleférico, aproveita-se o passeio para desfrutar das belezas da paisagem e da fé no Padre Cícero, uma oportunidade para visualizar o cenário em que se desenvolveu a história do “Padim”. As ações em Cultura e Meio Ambiente são elos complementares que reforçam o turismo sustentável, o pertencimento, o patrimônio e o desenvolvimento social.
Política promocional de meia-entrada para todas as pessoas
Quando: 26 de novembro
Bilheteria: a partir das 8h30
Embarque: 9h às 16h40
Ingressos online
Endereço:
Estação Inferior Monsenhor Murilo de Sá Barreto – Av. do Agricultor, 1334 em Juazeiro do Norte/Ce
Estação Superior Beata Maria de Araújo, ao lado do Horto do Padre Cícero.
Piauí Semarh inicia projeto itinerante com serviços ambientais em Corrente a partir de segunda (23)
Piauí Piauí abre seleção para plano estadual de combate a incêndios florestais
Meio Ambiente IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 16 a 20 de fevereiro de 2026
Amazonas Ipaam destina motosserras apreendidas para ações da Defesa Civil e do Exército Brasileiro
Meio ambiente Penúltimo boletim de Balneabilidade aponta que 86 dos 96 locais de monitoramento estão próprios para banho
São Sebastião - SP Ninho com 88 filhotes de tartarugas-cabeçudas é encontrado em nova ocorrência na Praia de Paúba
Meio Ambiente Copasa fortalece abastecimento de água em cidades da Zona da Mata mineira
Meio Ambiente Governo de Minas lança edital pioneiro para modernização da gestão da qualidade do ar no estado
Meio Ambiente Pesquisas científicas avançam nos parques estaduais e fortalecem a conservação da biodiversidade em Minas Gerais Mín. 20° Máx. 28°





