

A apicultura consolida-se como importante fonte de renda e sustentabilidade para as comunidades rurais do município de Couto Magalhães de Minas e região por meio do projeto Produção de mel e própolis verde no Alto Jequitinhonha.
A ação é fruto do trabalho realizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e a Associação dos Apicultores de Couto Magalhães de Minas (Apicouto).
Segundo o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Assis Antônio Vieira, os apicultores enfrentavam falta de recursos financeiros para a aquisição de equipamentos e dificuldade para encontrar preços justos na comercialização.
Com o objetivo de solucionar os problemas e gerar emprego e renda, em 2015, a parceria deu início aos trabalhos de assistência. Atualmente, cerca de 100 apicultores do município e da região são beneficiados.
“A dedicação e as condições geográficas têm favorecido o sucesso que tem gerado em mercado para a comercialização e valor agregado entre os resultados. O trabalho visa ainda aproveitar a florada local e diversificar a produção”, conta o extensionista da Emater-MG, José Dilson Pereira Coelho.
Na atividade há mais de 10 anos, André Marcos da Silva é o presidente da Apicouto. Ele relata que a experiência tem trazido bons resultados para ele e associação.
“Temos mais conhecimento, não há muito desperdício. Trouxe valorização para nossos produtos e ampliou o mercado, com as vendas para feiras do município e da região. Foi bom para mim e também para os demais colegas”, comemora.
A associação é responsável pelo beneficiamento e comercialização de mel e própolis de 20 associados. Segundo André Marcos, no total, são mais de 400 colmeias de abelha africanizada e a objetivo é continuar melhorando a produção.
Osvaldo Aparecido de Meira, do Apiário Paineira, conta que enfrentava dificuldades financeiras para manter a atividade e, graças ao projeto, tem conseguido se estabilizar. “A doação de equipamentos ajudou muito, veio em uma ótima hora”.
Trabalho em parceria
Segundo o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, o trabalho consolida o setor apícola como carro-chefe na geração de emprego e renda da cidade.
Assis Antônio ainda ressalta que as parcerias fortalecem os pequenos produtores e, consequentemente, a economia local. “Isso nos traz apoio e segurança para a execução de um projeto de sucesso, cujo objetivo é o fortalecimento dos agricultores familiares. A Emater-MG tem papel fundamental, junto com a prefeitura e outras entidades como o Senar e a Codevasf”. A empresa ainda garante a promoção da sustentabilidade, manejo orgânico, preservação da mata nativa, diversificação das floradas e assistência personalizada.
Segundo José Dilson, a Codevasf auxilia por meio de programas de fomento à apicultura e doação de kits para a atividade, enquanto a Apicouto atua como elo entre os produtores e as instituições de apoio.
“O trabalho conjunto proporciona um mel de alta qualidade, com sabor e aroma únicos, que refletem a riqueza da biodiversidade local, abrindo portas para a comercialização em novos mercados, gerando valor agregado ao produto e fortalecendo a economia local”, destaca.
Agropecuária Dia Mundial do Queijo: atuação do IMA garante procedência, segurança e valor à iguaria mineira
Agropecuária Dia Mundial do Queijo: em Minas, agroindústrias familiares produziram 43 mil toneladas em 2025
Agropecuária Governo de Minas abre consulta pública sobre o trânsito de animais no estado
Agropecuária Exportações do agronegócio mineiro alcançam US$ 19,8 bilhões em 2025 e atingem novo recorde
Agropecuária Minas Gerais tem inscrições abertas para eventos de estímulo à inovação tecnológica no agro
Agropecuária Feiras livres geram renda para agricultores de quase 700 municípios mineiros
Agropecuária Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais reestrutura Programas Estaduais de Pesquisa
Agropecuária Circuito Frutificaminas encerra o ano com 1,5 mil participantes nos eventos da Emater
Agropecuária Minas investe em laboratório para ampliar controle da qualidade de bebidas alcoólicas Mín. 16° Máx. 23°





