

Cada vez mais próximo do trade nacional, outros 70 profissionais conheceram belezas, atrativos e potenciais paranaenses que fazem a diferença na hora de vender pacotes turísticos ou fechar negócios com grandes empresas. Eles foram capacitados pelo Viaje Paraná – órgão de promoção vinculado a Secretaria do Turismo (Setu-PR) – na noite desta terça-feira (25), durante o Meeting Corporativo e de Lazer, em São Paulo (SP).
Os profissionais têm como público-alvo pessoas, turistas e empresas da grande São Paulo e arredores. O diferencial, desta vez, era a presença de um público misto: entre agentes de viagens, representantes de operadoras e uma grande parcela de trabalhadores do ramo da organização de eventos, shows e afins.
Foi uma oportunidade de mostrar a um público especializado, de outro Estado, que o Paraná tem diversos e amplos locais para receber grandes encontros e programações. Entre os exemplos estavam Foz do Iguaçu e Curitiba, que contam com espaços para feiras, congressos e programações que, juntos, podem ser ocupadas por até 261 mil pessoas.
“O trabalho que o órgão de promoção faz é essencial para que o turismo do Paraná siga registrando altos índices ano após ano, seja na recepção, ocupação hoteleira ou realização de eventos. Turismo precisa de união entre Poder Público e iniciativa privada, porque é essa sinergia que alavanca ainda mais o nome do Estado ao mundo”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.
Durante a apresentação, também foram mostrados atrativos, serviços e locais que atendem bem esse perfil. É uma chance de fazer contatos, fechar parcerias e divulgar o potencial do Paraná no Mice (Turismo de Negócios e Eventos).
Tal segmento é uma das tendências do setor turístico atualmente. Apenas no mês de novembro, o Viaje Paraná marcou presença em dois eventos internacionais bem focados no MICE (a WTM Londres, na Inglaterra, e a feira IBTM, em Barcelona, na Espanha).
“O Mice é um mercado tendência, responsável por movimentar a economia e enviar muitos turistas aos destinos. Apresentar o Estado e seu potencial nessa área para profissionais que atuam diretamente com eventos é fundamental, pois eles retribuem inserindo o Paraná na rota dos grandes shows, feiras e congressos, trazendo mais eventos aos municípios”, disse Irapuan Cortes, diretor presidente do Viaje Paraná.
OPORTUNIDADE PROFISSIONAL– Com as programações desta semana, cerca de 780 agentes, organizadores de eventos e profissionais de seis estados brasileiros e dois países já foram impactados pelo Viaje Paraná em programações do Meeting Corporativo neste ano. Foram duas ações em São Paulo (SP); uma em Belo Horizonte (MG); Ciudad Del Este (Paraguai); Fortaleza (CE); Brasília (DF); Porto Alegre (RS); e em Curitiba.
As informações que o Viaje Paraná expõe durante os encontros preparam e incentivam os profissionais a explorarem tudo que o Estado pode oferecer em termos de turismo, adaptando os pacotes conforme a demanda e perfil de seus clientes.
“Esse tipo de iniciativa é fundamental para divulgar tudo que o Estado tem a oferecer. As pessoas sabem muito sobre o eixo Rio de Janeiro e São Paulo, mas estados como o Paraná têm coisas maravilhosas para oferecer, que acabamos descobrindo durante as capacitações”, disse Sheila Johnson, que participou da ação mais recente na capital paulista.
BALANÇO – As apresentações em eventos ao redor do Brasil integram os planos de ação do Viaje Paraná. Também fazem parte dessa estratégia os roadshows, famtours e as grandes convenções. Ao todo, o Estado tem a marca de 21,5 mil empresários e profissionais do turismo impactados pelo órgão de promoção, desde janeiro de 2024.
Piauí Indústria do turismo aumenta em 83% geração de empregos no Piauí
Tocantins Governo do Tocantins premia Secretaria de Estado do Turismo com Selo Ouro do projeto Instituição Amiga da Mulher
Mato Grosso do Sul Congresso de zoológicos e aquários terá minicursos sobre conservação, meio ambiente e ciência
Turismo Inscrições para participar da WTM Latin América com o Viaje Paraná terminam dia 4
Turismo Carnaval em Minas Gerais bate recorde de público em 2026 com 14,9 milhões de foliões e conquista mais turistas
Turismo Inscrições para empresários participarem de feira turística em Gramado encerram nesta sexta
São Sebastião - SP Ki-Fogo é campeã do Carnaval de Sao Sebastião 2026; Flor do Morro vence Grupo de Acesso
São Sebastião - SP Concurso de Fantasia Infantil do Carnaval de São Sebastião 2026 apresenta criatividade das famílias e energia única das crianças
Turismo Carnaval da Liberdade 2026 movimenta ruas da capital mineira e atrai turistas para todo o estado Mín. 20° Máx. 28°





