

Agremiações deverão apresentar propostas consolidadas referentes a modelo de escolha dos jurados e ajustes no regulamento


A Secretaria de Cultura e Economia Criativa, fez, nesta terça-feira (25/11), uma reunião estratégica entre o titular da pasta, Caio André, e representantes das oito escolas de samba do Grupo Especial de Manaus. O encontro marcou o início de uma etapa decisiva na preparação do Carnaval 2026, estabelecendo diretrizes e prazos para deliberações internas das agremiações.
Durante a reunião, o secretário Caio André reforçou a importância de que as escolas construam, de forma conjunta, decisões essenciais para a condução do próximo desfile.
Ao destacar a necessidade de união e corresponsabilidade entre as agremiações, o secretário afirmou que este é o momento de fortalecer o diálogo e assegurar que todas as decisões sejam construídas de maneira coletiva.
Precisamos trabalhar de mãos dadas com as escolas. O objetivo é garantir um desfile mais organizado, transparente e cada vez mais valorizado pela população amazonense. As escolas têm até o dia 30 de novembro para trazer tudo fechado. E, a partir de 1º de dezembro, vamos iniciar os trabalhos com tudo o que foi acertado”, enfatizou.
Durante a reunião, ficou estabelecido que as escolas de samba devem apresentar propostas consolidadas sobre a organização do evento, como a definição da direção geral do Carnaval 2026, o modelo de escolha de jurados e ajustes no regulamento.
As agremiações deverão chegar a um consenso sobre a escolha do diretor ou diretoria responsável pela condução artística e organizacional dos desfiles do Grupo Especial. Além disso, as agremiações também terão autonomia para discutir e propor critérios e métodos para seleção do corpo de jurados do Carnaval.
Dentro desse prazo, cada escola poderá sugerir mudanças, atualizações e aprimoramentos no regulamento oficial, que norteará a avaliação e a organização dos desfiles de 2026.
Após a reunião interna entre os dirigentes das escolas de samba, as propostas deverão ser encaminhadas à Secretaria de Cultura. Com as propostas entregues, o Governo do Amazonas iniciará a fase técnica referente às responsabilidades operacionais do Estado, incluindo infraestrutura do Sambódromo, logística e demais ações sob competência da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
O encontro reforça o compromisso do Governo do Amazonas em manter diálogo contínuo com as agremiações e construir, de forma colaborativa, um Carnaval mais organizado, transparente e alinhado às expectativas da comunidade do samba amazonense.
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa de MT e do Centro-Oeste
Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças
Mato Grosso do Sul Agendão: fim de semana tem Rosa de Saron, despedida do Carnaval, aulão de dança e shows sertanejos
Cultura Governo do Estado firma convênios com municípios e apresenta evento estratégico para o desenvolvimento das Missões
Cultura Obras do MON em Vila Velha e novas oficinas estão na agenda cultural pós-Carnaval
Amazonas Cinema de Arte fortalece produção audiovisual local com exibição gratuita no Cine Teatro Guarany Mín. 20° Máx. 28°





