

Município recebeu oficinas, debates e sessões plenárias, com objetivo de aproximar a construção das políticas públicas culturais da realidade local


O diálogo cultural segue ganhando força no interior do Amazonas por meio do Conselho Estadual de Cultura (Conec). Nos dias 24 e 25 de novembro, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, realizou em Barreirinha (distante 331 quilômetros de Manaus) a edição do Conec Itinerante, levando oficinas, debates e sessões plenárias diretamente às comunidades e aproximando a construção das políticas públicas culturais da realidade local.
A iniciativa é fundamental para ouvir as demandas territoriais e incentivar o protagonismo cultural nos municípios. Segundo o conselheiro de folclore e carnaval, Elson Rocha, o Conec Itinerante tem o propósito de se aproximar dos artistas e fazedores de cultura, oferecendo orientações que contribuam para futuros projetos.
“Este momento tem sido muito importante para todos os fazedores de cultura, porque é quando o Conselho chega ao município, aproxima-se de cada artista, ajuda a atualizar cadastros, orienta sobre como elaborar projetos e informa sobre as ações do Conselho Estadual de Cultura”, afirmou.
O encontro reuniu fazedores de cultura, gestores públicos, artistas, produtores, coletivos e representantes da sociedade civil, promovendo qualificação, troca de experiências e escuta ativa para fortalecer o ecossistema cultural do município e de toda a região do Baixo Amazonas.
Para Geter Sateré, do Conselho Municipal de Cultura de Barreirinha, a realização do Conec Itinerante é resultado de uma parceria entre a gestão municipal e o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura.
“É uma troca muito rica de conhecimento e informação — desde a parte técnica e de assessoria até orientações políticas e encaminhamentos para o fortalecimento das políticas públicas culturais, tanto no âmbito municipal quanto estadual e federal. Acredito que temos um excelente caminho pela frente para continuar avançando”, destacou.
Programação


A programação do primeiro dia incluiu oficinas formativas, como a de Cadastro Estadual de Cultura e a de Estruturação de Projetos Culturais, além de uma Sessão Especial do Conec Itinerante, que promoveu debates sobre demandas, desafios e potencialidades culturais do território.
No segundo dia, foram realizadas reuniões das câmaras setoriais, com participação de representantes das áreas de teatro, dança, cultura afrodescendente, folclore e carnaval, artes visuais, audiovisual, literatura, cultura popular e circo.
Natural de Barreirinha, Lucimar Marques, representante da Cadeira de Cultura Popular de Matriz Ibérica do Conec, reforçou a importância da ação. “Tivemos a presença de mestres, quadrilheiros, grupos de Carnaval. Foi um momento muito importante. Esperamos que, nesta segunda fase da PNAB, muitos artistas do nosso município e de todo o interior do Amazonas sejam aprovados”, ressaltou.
Após participar das atividades, o instrutor de capoeira Raylon da Silva destacou a motivação para planejar novos projetos culturais. “Estou saindo daqui grato e esperançoso. Espero, em breve, ter projetos aprovados pelo Conec. Já quero começar a escrever meu projeto para lançar no próximo edital, sempre focando no trabalho com crianças e adolescentes”, disse.
O Conec Itinerante reforça o compromisso do Governo do Amazonas com a descentralização e democratização das políticas culturais, garantindo que a formulação e atualização dessas ações contemplem a diversidade presente em todo o estado.
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa de MT e do Centro-Oeste
Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças
Mato Grosso do Sul Agendão: fim de semana tem Rosa de Saron, despedida do Carnaval, aulão de dança e shows sertanejos
Cultura Governo do Estado firma convênios com municípios e apresenta evento estratégico para o desenvolvimento das Missões
Cultura Obras do MON em Vila Velha e novas oficinas estão na agenda cultural pós-Carnaval
Amazonas Cinema de Arte fortalece produção audiovisual local com exibição gratuita no Cine Teatro Guarany Mín. 20° Máx. 28°





