

O Paraná recebeu o Troféu São João Paulo II, na categoria Destino Destaque no Turismo Religioso, comprovando a vocação e atratividade do Estado em mais este segmento. A premiação aconteceu nesta quarta-feira (25), durante o 7º Fórum Nacional do Turismo Religioso, que acontece desde a terça-feira em Trindade (GO).
O evento itinerante busca mobilizar e traçar interesses estratégicos que fortaleçam o segmento no Brasil, convidando destinos e atrativos relevantes ligados a fé e espiritualidade, além de reunir gestores e profissionais. A condecoração foi recebida através do Comitê Interinstitucional do Turismo Religioso do Paraná – coordenado pela Secretaria do Turismo (Setu-PR).
O reconhecimento é muito importante ao setor paranaense e dá destaque ao Estado perante o setor global, uma vez que o prêmio é chancelado pela Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Ministério do Turismo e outras organizações públicas e privadas da área.
“Esse reconhecimento ajuda a colocar o Paraná nos holofotes de um segmento responsável por movimentar muitas pessoas ao redor do Brasil todos os anos”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo. “O trabalho conjunto com o Comitê também permite identificar e entender mais demandas desse recorte, orientações importantes às IGRs e aos nossos territórios”, acrescentou.
COMITÊ– O anteriormente chamado Grupo de Trabalho (GT) de Turismo Religioso do Paraná foi formalmente elevado à condição de Comitê Interinstitucional por meio da Resolução nº 059/2024. A partir de 2025, o grupo passa a atuar de maneira mais formal e permanente, com maior autonomia para propor políticas, articular parcerias e fomentar iniciativas no setor.
São mais de 20 instituições integrando a composição do Comitê, que também está envolvido em quatro rotas religiosas: Rota do Rosário (no Norte Pioneiro e Campos Gerais), Caminhos de Salette (Oeste), Caminho Santiago de Dois Vizinhos (Sudoeste) e Caminho das 7 Capelas (também no Oeste).
“É uma honraria que simboliza o compromisso do Estado com esse segmento tão importante ao setor e a vida das pessoas. Também é uma oportunidade de mostrar a relevância de ações como o Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que neste ano aconteceu na Mesquita de Foz do Iguaçu, reunindo participantes das diferentes matrizes religiosas”, disse Eliseu Rocha, coordenador do Comitê.
Para 2026, o 8º Fórum Paranaense de Turismo Religioso já tem local definido: os participantes poderão desbravar o município de Bandeirantes e entrar em contato com os recortes da fé e da atividade turística no Norte Pioneiro do Paraná. O evento está previsto para abril do próximo ano, colocando em evidência a tradição e aspectos culturais do município.
SEGMENTO EM DESTAQUE– Segundo dados da Secretaria do Turismo (Setu-PR), divulgados no primeiro semestre deste ano, são 2.150 atrativos turísticos catalogados em todo o Estado, sendo 494 religiosos distribuídos por todas as regiões. Isso posiciona o segmento como terceiro maior em oferta de atrativos no Paraná, atrás apenas do Cultural e de Natureza.
Pensando em aproveitar esse potencial no mercado, o Viaje Paraná – órgão de promoção vinculado a Setu-PR – lançou neste ano um portfólio com atrativos, destinos, serviços e hospedagens qualificadas. Entre os 10 segmentos, estão opções ligadas ao Turismo Religioso estadual, preparadas para serem vendidas por agentes de viagens e operadoras.
“Esse segmento não envolve apenas as diversas expressões da fé. Ele também está relacionado com cultura, gastronomia, arquitetura, história e muitos outros componentes que sustentam um bom roteiro turístico. O Estado se destaca pela variedade de atrativos dessa natureza, ideais para serem vendidos em agências e operadoras”, diz Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná.
Piauí Indústria do turismo aumenta em 83% geração de empregos no Piauí
Tocantins Governo do Tocantins premia Secretaria de Estado do Turismo com Selo Ouro do projeto Instituição Amiga da Mulher
Mato Grosso do Sul Congresso de zoológicos e aquários terá minicursos sobre conservação, meio ambiente e ciência
Turismo Inscrições para participar da WTM Latin América com o Viaje Paraná terminam dia 4
Turismo Carnaval em Minas Gerais bate recorde de público em 2026 com 14,9 milhões de foliões e conquista mais turistas
Turismo Inscrições para empresários participarem de feira turística em Gramado encerram nesta sexta
São Sebastião - SP Ki-Fogo é campeã do Carnaval de Sao Sebastião 2026; Flor do Morro vence Grupo de Acesso
São Sebastião - SP Concurso de Fantasia Infantil do Carnaval de São Sebastião 2026 apresenta criatividade das famílias e energia única das crianças
Turismo Carnaval da Liberdade 2026 movimenta ruas da capital mineira e atrai turistas para todo o estado Mín. 20° Máx. 28°





