

Mais tradicional palco esportivo do Paraná, o Ginásio Tarumã, pertencente ao Governo do Estado, comemora 60 anos em 2025 e será homenageado em uma solenidade especial no dia 11 de dezembro (quinta-feira), às 10h, no próprio espaço. Atletas e ex-atletas, treinadores, servidores da secretaria estadual do Esporte e a comunidade esportiva poderão reviver momentos importantes, reencontrar personagens que fizeram história e celebrar seis décadas de conquistas, formação e dedicação ao esporte.
Ao longo de sua trajetória, o Ginásio Almir Nelson de Almeida, o Tarumã, em Curitiba, consolidou-se como símbolo da evolução esportiva paranaense. Mesmo antes de sua inauguração oficial, em 1965, o ginásio já era protagonista: em 1963, recebeu uma das chaves do Campeonato Mundial de Basquete, sediando partidas da Iugoslávia, que viria a se tornar vice-campeã.
Desde sua construção, iniciada na década de 1950 e concluída após seis gestões estaduais, a estrutura tornou-se um marco de inovação, especialmente por sua impressionante cobertura arqueada de madeira, com quase 7 mil m², referência até hoje entre arquitetos e engenheiros.
Desde então, o Tarumã abrigou a primeira Escola Superior de Educação Física do Estado, foi polo do esporte amador por décadas e tornou-se o coração do Centro de Excelência de Esportes do Paraná. Ali nasceram projetos que ajudaram a transformar a história esportiva do país, como o Paraná Vôlei, bicampeão da Superliga, que treinou no local sob comando de Bernardinho entre 1997 e 2004.
"Preservá-lo e mantê-lo ativo significa honrar sua história e garantir que continue a cumprir sua missão, que é promover esporte, inclusão, educação e cidadania para todas as gerações", afirma o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski.
ATUALMENTE– Hoje, revitalizado e novamente em pleno funcionamento desde 2017, o ginásio mantém vivo seu papel social e formativo. Segundo o diretor de Infraestrutura da Secretaria do Esporte e coordenador do espaço, Rogério Riva, o Tarumã permanece ativo diariamente, cumprindo sua vocação pública.
“Atualmente, temos 21 termos de cooperação técnica ativos, com 24 modalidades, atendendo mais de 2 mil alunos semanalmente, sem interrupções, inclusive, aos fins de semana. Em 2025, recebemos 78 eventos esportivos, entre eles competições internacionais de skate e apresentações dos Harlem Globetrotters. No total, passaram pelo ginásio 150 mil pessoas ao longo do ano.”
Com capacidade para mais de 4,5 mil espectadores, o espaço segue acolhendo competições nacionais e internacionais, projetos sociais, ações formativas e eventos das mais diversas modalidades.
A celebração dos 60 anos é organizada pela Secretaria do Esporte por meio do Centro de Memória do Esporte Paranaense, reforçando o compromisso de valorizar e proteger o patrimônio esportivo paranaense.
Serviço:
Data: 11/12, quinta-feira
Horário: 10 horas
Local: Ginásio Almir Nelson de Almeida - Av. Victor Ferreira do Amaral, 1.749 - bairro Tarumã
Esportes Chapecó conquista título inédito dos Jogos Abertos de Santa Catarina
Esporte e lazer Governo Leite anuncia investimento de mais de R$ 3 milhões para novo ginásio em Agudo
Esportes Fesporte realiza premiação da Medalha Radialista Rodolfo Sestrem
Esportes Delegação do Ceará conquista mais cinco medalhas no segundo dia das Paralimpíadas Escolares
Esporte Matinhos recebe 5ª etapa do Circuito Paranaense de Surf Amador com apoio do Estado
Marabá - PA Semed: Estudantes de Marabá conquistam medalhas na Etapa Nacional das Paralimpíadas Escolares, em São Paulo Mín. 18° Máx. 31°





