

O Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) intensificou o trabalho de resgate, reabilitação e soltura no estado. Nesta semana, uma grande ação promoveu a devolução de 50 animais silvestres à natureza no norte do Piauí. Neste ano, o trabalho já soma mais de 150 animais devolvidos ao habitat natural, um número bastante expressivo para o centro, que se consolida como referência em proteção da fauna no estado.
Foram liberados 20 jabutis, das espécies piranga e tinga, além de uma diversidade de aves e pequenos mamíferos: dois chico-preto, dois sabiá-laranjeira, seis galo-de-campina, dois bigode-de-coleira, um golinho, um garibaldi, um cancão, dois saguis-de-tufo-branco, dois papa-capim, um caburezinho, um bigodinho, uma rolinha, um xexéu, um carcará e uma buraqueira. Animais que haviam perdido seu espaço na natureza, seja por terem sido mantidos como domésticos ou resgatados de situações de tráfico ou maus-tratos.

De acordo com a Semarh, a maioria chega ao Cetas debilitada, desnutrida, ferida, com dificuldades de locomoção ou comportamento alterado. Meses de tratamento são necessários para recuperar a musculatura, a capacidade de voo, o faro e a autonomia para forragear. Só quando os técnicos garantem que cada um está apto é que a soltura é autorizada.
A gerente de Fauna e Proteção Ambiental da Semarh, Danielle Melo, destaca o impacto desse esforço. “Cada soltura é a celebração de uma segunda chance. Nós acompanhamos todo o processo de recuperação e sabemos o quanto esses animais lutam para voltar ao seu ambiente. Quando eles finalmente retornam à natureza, estamos não só devolvendo vidas ao seu lugar de origem, mas ajudando a restaurar os ecossistemas do Piauí”, destacou o gestor.

As reservas ambientais onde as solturas ocorrem foram previamente avaliadas por técnicos da Semarh, garantindo alimento, água, abrigo e segurança para cada espécie. O cuidado minucioso se repete em cada etapa: desde a triagem inicial até o monitoramento pós-soltura.

Piauí Semarh inicia projeto itinerante com serviços ambientais em Corrente a partir de segunda (23)
Piauí Piauí abre seleção para plano estadual de combate a incêndios florestais
Meio Ambiente IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 16 a 20 de fevereiro de 2026
Amazonas Ipaam destina motosserras apreendidas para ações da Defesa Civil e do Exército Brasileiro
Meio ambiente Penúltimo boletim de Balneabilidade aponta que 86 dos 96 locais de monitoramento estão próprios para banho
São Sebastião - SP Ninho com 88 filhotes de tartarugas-cabeçudas é encontrado em nova ocorrência na Praia de Paúba
Meio Ambiente Copasa fortalece abastecimento de água em cidades da Zona da Mata mineira
Meio Ambiente Governo de Minas lança edital pioneiro para modernização da gestão da qualidade do ar no estado
Meio Ambiente Pesquisas científicas avançam nos parques estaduais e fortalecem a conservação da biodiversidade em Minas Gerais Mín. 20° Máx. 28°





