

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) abriu nesta sexta-feira (28) as inscrições para a 1ª Corrida de Vigilância em Saúde, que será realizada em 14 de dezembro, em Curitiba, e marca o encerramento das ações do Paraná Rosa 2025. A iniciativa une promoção da saúde, incentivo à atividade física e mobilização social, reforçando o papel da Vigilância em Saúde na prevenção e no cuidado contínuo da população.
A corrida é um evento gratuito e os interessados podem fazer a inscrição na plataforma Sympla ( AQUI ).
Podem participar pessoas acima de 16 anos e a programação inclui três modalidades: caminhada de 3 km e corridas de 5 km e 10 km, acolhendo participantes com diferentes níveis de preparo físico. Todos os inscritos receberão medalha ao final da prova, e haverá troféus para os três primeiros colocados na classificação geral masculino e feminino; e por faixa etária, também no masculino e feminino.
Com 5 mil vagas, a prova terá largada na Avenida Dário Lopes, em frente às bilheterias do Estádio Durival Britto e Silva - Vila Capanema, no bairro Rebouças, e encerrará o calendário de corridas de rua da capital paranaense em 2025.
“Encerrar o Paraná Rosa com a 1ª Corrida de Vigilância em Saúde é um gesto simbólico e profundamente emocionante. Este evento nos lembra que o cuidado com a saúde é um compromisso diário, feito de escolhas, carinho e prevenção. Cada passo dado pelos participantes representa força, união e esperança, valores que guiaram toda a campanha deste ano. Que possamos seguir assim, atentos ao nosso corpo, acolhendo uns aos outros e construindo um Paraná cada vez mais saudável para todas e todos”, disse a primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa.
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, destaca a importância do evento a fim de conscientizar as pessoas para o cuidado constante com a saúde. “Hábitos saudáveis são essenciais para uma boa saúde da população. A corrida vem para reforçar isso, que todos devemos manter constantemente uma rotina saudável, com uma boa alimentação e exercícios físicos. E a Secretaria segue atuante na Vigilância em Saúde para promover o bem-estar da população”, destacou.
MOBILIZAÇÃO – A corrida busca aproximar a Vigilância em Saúde da comunidade por meio da prática esportiva, reforçando a importância de hábitos saudáveis e da atenção contínua com a saúde. A proposta é envolver servidores, atletas e a população em geral em um evento que estimula bem-estar, integração e consciência coletiva.
O evento também encerra oficialmente o Paraná Rosa 2025, campanha estadual que, desde setembro, promoveu uma série de iniciativas voltadas à saúde da mulher, como a circulação da Carreta Saúde da Mulher em municípios prioritários, ações de prevenção, atividades culturais e programas de cidadania.
O evento reforça o compromisso permanente do Estado em fortalecer políticas de promoção da saúde e ampliar o acesso das mulheres e de toda a população aos serviços preventivos.
Saúde AVISO DE PAUTA: Estado inaugura reforma do setor de Reanimação no Hospital Regional de São José
Saúde Rio leva vacinação a parques e aeroportos até 12 de fevereiro
Cuiabá - MT Prefeitura de Cuiabá fortalece cuidado com a saúde mental por meio de práticas integrativas
Amazonas Fundação Alfredo da Matta abre campanha Janeiro Roxo com busca ativa de novos casos de hanseníase
Amazonas Governador Wilson Lima inaugura Telessaúde no Médio Solimões e amplia ações de saúde no interior
Amazonas Sepet resgata animal vítima de maus-tratos no Residencial Eliza Miranda, em Manaus Mín. 17° Máx. 23°





