

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), atendeu, em 2025, um total de 42 mil agricultores familiares com a entrega de kits de hortifrúti e sementes de arroz, feijão e milho em diversos municípios do Estado, totalizando 200 toneladas de sementes distribuídas. Criado em 2019, o programa tem como objetivo fortalecer as comunidades rurais, contribuindo para a segurança alimentar e a qualidade de vida no campo.
Na manhã desta sexta-feira, 28, a Seagro realizou mais uma etapa de entregas no projetoMãos que Criam, no Aureny I, região sul de Palmas. O assessor técnico da Seagro e coordenador do programa, Geilson Silveira, fez a entrega das sementes aos produtores. Ele esteve acompanhado do secretário-executivo da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Washington Vasconcelos, órgão responsável pelo projeto.
Ao realizar a entrega, Geilson Silveira destacou a relevância da iniciativa aos pequenos produtores. “Essa é uma ação do Governo do Estado para incentivar o plantio com sementes de qualidade nas comunidades rurais, possibilitando a melhoria na alimentação das famílias e a geração de renda com a venda dos excedentes”, afirmou.
Beneficiados
O agricultor João Batista da Silva, um dos beneficiados, comemorou a chegada dos kits. “Essas sementes chegaram em boa hora. Nossa horta estava desativada, mas agora vamos retomar o plantio e garantir alimentos na mesa das nossas famílias”, ressaltou.
A produtora Fernanda Kambya também celebrou o benefício. “Essas sementes são muito bem-vindas. Além de reforçar a alimentação da nossa comunidade, podemos ganhar um dinheiro extra com a venda do que produzirmos”, destacou.
Mesa Farta
O programaMesa Fartaé uma iniciativa do Governo do Tocantins voltada ao fortalecimento da agricultura familiar e à ampliação da segurança alimentar no Estado. Coordenado pela Seagro, o programa oferece apoio direto aos pequenos produtores por meio da distribuição de insumos, especialmente kits de sementes de grãos e hortaliças, como milho, feijão, arroz e variedades de verduras.
O objetivo do programa é garantir condições para que os agricultores ampliem suas áreas de cultivo, diversifiquem a produção e adotem práticas produtivas mais eficientes ao longo do ano. Assim, o programa atua em dois eixos essenciais: geração de renda no campo e abastecimento alimentar das famílias e comunidades rurais.
Agricultura Pesquisa da Epagri aposta em bioinsumos e agricultura digital para os desafios no campo
Piauí Agricultores familiares comemoram vendas no retorno do projeto Quitanda
Agricultura e ... Renda Agricultor Familiar: projeto do Estado realiza sonho de produtores de Janiópolis
Agricultura Agricultura familiar: Governo do Estado e Epagri investem R$ 20,5 milhões no ensino agrotécnico para incentivar a permanência de jovens no campo
Tocantins Governo do Tocantins celebra 4ª posição no ranking de contratos do Programa Nacional de Crédito Fundiário
Piauí Quitanda da Agricultura Familiar retorna neste domingo (25) com a comercialização de produtos do campo
Agricultura e ... Nova portaria da Adapar facilita a emissão da Certidão de Estabelecimento Rural
Agricultura e ... Maior produtor do Brasil, Paraná já colheu 72% da "safra das águas" do feijão
Agricultura Governador sanciona lei que protege produtores catarinenses e proíbe reconstituição de leite em pó importado em SC Mín. 19° Máx. 29°





