

A Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae) e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) lançaram o edital da Chamada Pública 03/2025 para seleção da empresa responsável pela elaboração do Diagnóstico detalhado do Saneamento Básico em Santa Catarina. As empresas interessadas têm até 19 de dezembro para encaminhar as propostas, conforme cronograma estabelecido.
O edital é resultado do Acordo de Cooperação Técnica nº 03/2025, firmado entre as instituições na primeira quinzena de novembro. O investimento total será de R$ 4,3 milhões, do Fundo Verde e de Equidade do BRDE, no eixo de promoção de projetos socioambientais e climáticos.
O diagnóstico terá papel central para que o Estado disponha de um retrato claro, atualizado e comparável do saneamento básico em Santa Catarina. As informações levantadas subsidiarão o Plano Estadual de Saneamento Básico (PESB-SC), instrumento essencial para a implementação da Política Estadual de Saneamento e que deve estar alinhado aos planos estaduais de recursos hídricos e resíduos sólidos, além de outras políticas ambientais, de saúde e educação.
“O lançamento deste edital marca um passo decisivo para o fortalecimento do saneamento básico em Santa Catarina. Com um diagnóstico detalhado e técnico, o Estado passa a contar com informações essenciais para planejar investimentos, ampliar serviços e reduzir desigualdades entre os municípios. Nosso compromisso é garantir que cada catarinense tenha acesso a serviços de saneamento de qualidade, promovendo saúde, desenvolvimento e sustentabilidade”, destaca o secretário adjunto da Semae, Guilherme Dallacosta.
A Semae, por meio da Gerência de Saneamento e Gestão de Recursos Hídricos e do Conselho Estadual de Saneamento, será responsável pela coordenação técnica, elaboração de termos de referência, acompanhamento dos estudos, análises e validação dos produtos. Já o BRDE atuará na gestão do financiamento e na condução do processo de contratação.
A seleção das propostas envolverá análise de admissibilidade, critérios técnicos de pontuação, avaliação de equipe e metodologia. A Comissão Avaliadora será composta por representantes do BRDE e da Semae, com participação facultada do Ministério Público de Santa Catarina e do Tribunal de Contas do Estado.
O cronograma completo, os requisitos técnicos das equipes, critérios de pontuação e condições de apresentação das propostas constam no edital. As informações e o acesso ao documento estão disponíveis no site do Fundo Verde: www.brde.com.br/fundo-verde . O edital pode ser acessado diretamente pelo link www.brde.com.br/wp-content/uploads/2025/11/Edital.pdf .
Piauí Semarh inicia projeto itinerante com serviços ambientais em Corrente a partir de segunda (23)
Piauí Piauí abre seleção para plano estadual de combate a incêndios florestais
Meio Ambiente IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 16 a 20 de fevereiro de 2026
Amazonas Ipaam destina motosserras apreendidas para ações da Defesa Civil e do Exército Brasileiro
Meio ambiente Penúltimo boletim de Balneabilidade aponta que 86 dos 96 locais de monitoramento estão próprios para banho
São Sebastião - SP Ninho com 88 filhotes de tartarugas-cabeçudas é encontrado em nova ocorrência na Praia de Paúba
Meio Ambiente Copasa fortalece abastecimento de água em cidades da Zona da Mata mineira
Meio Ambiente Governo de Minas lança edital pioneiro para modernização da gestão da qualidade do ar no estado
Meio Ambiente Pesquisas científicas avançam nos parques estaduais e fortalecem a conservação da biodiversidade em Minas Gerais Mín. 20° Máx. 28°





